Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara concede Medalha do Mérito Esportivo

Câmara concede Medalha do Mérito Esportivo

por Ludmila última modificação 30/11/2017 16h54
Vereadores concederam honraria a diversas personalidades

A Câmara Municipal de Angra dos Reis promoveu, na noite desta quarta-feira, 29, no Plenário Presidente Benedito Adelino, a Sessão Solene de entrega da Medalha do Mérito Esportivo Ayrton José Coelho de Britto.

A honraria é concedida a pessoas físicas e jurídicas que se destacam no apoio e prática, de forma direta ou indireta do esporte, incluindo ex-atletas que tenham obtido destaque, reconhecimento e prestígio em sua modalidade esportiva.

A medalha, criada em 2009 pelo ex-vereador e atual secretário municipal de Esporte, Jorge Eduardo Mascote, leva o nome de seu avô, o saudoso Ayrton José Coelho de Britto, que chegou a Angra em 1942, durante a abertura da Estrada de Rodagem Angra-Getulândia. Casou-se com a angrense Dona Lílcia Jordão, com quem teve dois filhos, seis netos e onze bisnetos.

Comerciante, iniciou sua vida no esporte em 1949, no Esporte Clube São Bento, onde foi o principal atleta. Além do destaque esportivo do clube, Ayrton foi seu principal mantenedor. Na década de 60, começou a colocar em prática o sonho de adquirir um terreno para a construção da sede social do Esporte Clube São Bento. Na época, conseguiu reunir 50 pessoas e vendeu títulos de sócios-proprietários; e por fim, adquiriu o terreno onde está localizada a sede social do Esporte Clube São Bento, que se tornou referência esportiva em todo Sul Fluminense.

Ayrton foi também um dos fundadores do Iate Clube Aquidabã e sócio-proprietário do Clube Comercial e do Vera Cruz Futebol Clube. Foi vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis entre os anos de 1967 e 1970. Ayrton Veio a falecer em 07 de março de 1972, deixando um grande legado.

Antes da entrega da honraria, presidente da Casa, vereador Zé Augusto entregou uma medalha à senhora Amanda Jordão de Britto Rabha, filha de Ayrton José Coelho de Britto.

Vereador / Homenageado

Vereador Zé Augusto - Mitzen Azevedo