Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara lembra dia internacional de combate às drogas

Câmara lembra dia internacional de combate às drogas

por Oswaldo Luiz última modificação 26/06/2019 17h08

O dia 26 de junho foi escolhido para marcar uma luta muito importante na sociedade: a conscientização do combate às drogas. A data é celebrada em todo o mundo e foi escolhida em Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), na década de 1980. Diversas instituições brasileiras fazem ações para conscientização dos perigos que envolvem o uso dessas substâncias.

A Prefeitura Municipal de Angra dos Reis organizou uma programação especial para marcar a data. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania promoveu atividades diversas na Praça Zumbi dos Palmares, durante todo o dia, incluindo uma caminhada com distribuição de materiais informativos sobre o tema, voltada para toda a população, sobretudo para crianças e adolescentes.

Dados do Relatório Mundial sobre Drogas 2019 da ONU revelam que cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de transtornos relacionados ao uso de drogas. Outro dado importante do documento é que apenas uma em cada sete pessoas que precisam de tratamento o recebe, sendo este um grande desafio enfrentado pelos governos de muitos países do mundo.

A Câmara Municipal, por sua vez, possui duas leis que dispõem sobre a conscientização a respeito do uso de entorpecentes. Uma delas, de autoria do ex-vereador Aguilar Ribeiro, de nº 2246/2009, tem como texto a instituição da Semana Municipal de Prevenção e Combate às Drogas nas Escolas da Rede Pública.

Já a lei nº 3176/2013, de autoria do vereador Thimoteo Cavalcanti, dispõe sobre a Campanha Educativa contra o Uso de Drogas em eventos promovidos em Angra dos Reis. Tendo em vista que as duas leis preveem a realização de reuniões e campanhas durante o ano todo, esta Casa Legislativa analisará a viabilidade de, junto às Comissões Competentes, realizar discussões a respeito do assunto.