Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara promove integração dos artesãos

Câmara promove integração dos artesãos

por Erick Ferreira última modificação 05/09/2017 13h49
Encontro, proposto pela vereadora Titi Brasil, contou com a participação do Sebrae e do Executivo

A Câmara Municipal, por meio da vereadora Titi Brasil, intermediou uma reunião entre os artesãos do município e o Sebrae. A parlamentar explica que vive uma história com o artesanato há 17 anos. Segundo ela, desde lá, houve evoluções, como a entrega da Carteira Nacional dos Artesãos, a maior utilização da fibra da bananeira nos artesanatos locais, assim como a maior divulgação da confecção da imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Angra, a partir da espinha da cabeça do peixe Cavala.

- Hoje o objetivo principal é que se tenha um espaço onde você possa encontrar todos esses produtos das diversas associações existentes na nossa cidade. Precisamos de um espaço para colocar o artesanato genuinamente angrense e vamos trabalhar para isso – destacou Titi.

Para a analista técnica do Sebrae,  Tuane da Silva Rodrigues, o encontro foi muito produtivo.

- Há uma necessidade de os artesãos receberem apoio de instituições e, principalmente, do poder público. A iniciativa da vereadora Titi Brasil foi muito importante, porque ela conseguiu integrar diversos grupos de artesãos da cidade e uni-los. Afinal, o objetivo era comum: ter maior representatividade na cidade, ter um lugar de referência para trabalhar e oferecer cursos. O artesanato é um tipo de patrimônio cultural da cidade e, quando o poder público apoia estas ações, os artesãos têm mais facilidade de prosperar – avaliou a representante do Sebrae, parabenizando a vereadora Titi Brasil.

A iniciativa foi aprovada pelos artesãos.

- Acho muito importante a interação entre a Câmara e os artesãos porque o artesanato é um bem publico, é uma forma cultural onde as pessoas expressam a arte – avaliou Carol Crepaldi, fundadora da Musa Paradisíaca.

Opinião parecida tem a representante da Arte Mambucaba.

- Essa iniciativa é muito importante neste momento em que a gente está passando essa dificuldade econômica. Isto traz esperança para as pessoas que já estão desanimadas por não terem apoio. Este encontro foi muito proveitoso e, com certeza, vai fortalecer as entidades. É muito bom poder contar com o poder público – salientou Alzenira de Melo Figueira, da Arte Mambucaba.

A representante da Artes dos Reis comentou uma das necessidades dos artesãos da cidade.

- Precisamos de um ponto de referência do artesanato de Angra, que é muito bom, mas ainda está escondido – defendeu Vera Lúcia dos Santos.

Quem também marcou presença foi a secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Célia Jordão.

- Parabenizo aqui a iniciativa da vereadora Titi que sabe o quanto é importante o fomento da economia. Parabenizo também os artesãos pelo interesse na busca desse apoio do desenvolvimento do setor da nossa cidade, assim como ao Sebrae por abraçar essa causa – finalizou Célia Jordão.