Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara realizou sessão solene em celebração ao mês da mulher

Câmara realizou sessão solene em celebração ao mês da mulher

por Oswaldo Luiz última modificação 15/03/2019 16h30

Na noite desta quinta-feira, 14 de março, a Câmara Municipal de Angra dos Reis realizou, no Plenário Presidente Benedito Adelino, sessão solene em celebração ao mês internacional da mulher, cujo mote é “Não é a toa que a peça mais importante do xadrez é a dama”.

O presidente da Câmara, vereador Claudinho, ofereceu a presidência dessa sessão às vereadoras presentes. Jane Veiga assumiu a presidência e Luciana Valverde a primeira secretaria. A mesa foi composta, ainda, pela secretária municipal de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Célia Jordão, que ministrou palestra com o tema “Mulher, sexo frágil?”.

“Hoje é um dia de homenagem, de festa, mas remete a gente lá atrás, quando cerca de 130 mulheres, no dia 8 de março, foram queimadas dentro de uma fábrica, quando reivindicavam por causas e direitos para elas. De lá para cá, quanta coisa aconteceu. Muitas mulheres morreram por nós para que hoje possamos estar aqui”, relembrou Jane.

“Graças ao caminho pavimentado por essas fantásticas mulheres que nos antecederam no tempo, hoje ocupamos nossos espaços em todas as áreas e setores da sociedade. Não há um prédio erguido sem a presença de uma mulher, não há uma empresa em evolução sem a presença de uma mulher, não há progresso em um país sem a força da mulher”, declarou Célia Jordão em sua explanação.

“Foi a luta de mulheres pelo mundo a fora que nos proporcionou essas e outras conquistas [...]. Parabéns a todas as mulheres de Angra dos Reis, que com sua força e garra contribuem para essa transformação”, encerrou Célia.

Homenagens

Na sessão também foi feita uma homenagem às mulheres que de alguma maneira se destacaram por sua atuação na cidade de Angra dos Reis com entrega da medalha Benedita Maria da Guia Jorge.

As homenageadas pelos respectivos vereadores foram:

  • Maria Silva Duarte – Vereador Canindé do Social
  • Cláudia Maria Barbosa Modesto Santoyo – Vereador Claudinho
  • Vanda Oliveira dos Santos da Silva – Vereador Helinho do Sindicato
  • Maria Viana Gama – Vereador Kamu
  • Cristiane de Medeiros Santos – Vereador Leo Marmoraria
  • Eunice de Souza Alves – Vereador Marquinho Coelho
  • Fernanda Moreira Mucheli – Vereador Sargento Thimoteo
  • Paola Lopes Pereira de Oliveira – Vereador Zé Augusto
  • Ana Lígia da Silva Pereira – Vereadora Jane Veiga
  • Therezinha Damasceno Serafim – Vereadora Luciana Valverde


Programação

A Câmara fará mais dois eventos em comemoração ao mês da mulher. No dia 20 de março, também no Plenário Presidente Benedito Adelino, às 14h, será realizada palestra com o tema “Relatos de Vivência no Exercício da Profissão Polícia Civil”, com membros de corporações do Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e Colégio Naval.

O encerramento da programação será no dia 29 de março, com uma exposição fotográfica e de artesanatos confeccionados por mulheres indígenas, negras e com deficiência. Haverá também apresentações de canto e dança, além de happy hour com voz e violão. O evento acontece na Praça Zumbi dos Palmares, a partir das 16h.

Os eventos são uma iniciativa da vereadora Jane Veiga, presidente da Comissão de Assistência Social e dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso, da Mulher, dos Portadores de Necessidades Especiais e dos Direitos Humanos.

Foto: Rosemberg

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.