Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Comissão realiza a Semana Jovem

Comissão realiza a Semana Jovem

por Igor Abreu última modificação 20/04/2017 19h16

Na última quarta-feira, (12), a Comissão de Educação, Esporte e Cultura da Câmara Municipal de Angra dos Reis, através do seu presidente, Vereador Gedai, promoveu, na Casa Larangeiras, o evento “Semana Jovem”.

O encontro teve início com um bate-papo sobre as questões que mais afligem os jovens em Angra dos Reis. Entre os problemas apontados estão a distância para cursar a universidade, a dificuldade para conseguir vagas de estágio, os obstáculos que os portadores de deficiência física enfrentam tanto em relação ao acesso nas ruas, quanto para entrar no mercado de trabalho. Outra questão abordada foram os diversos tipos de preconceito que os jovens enfrentam na sociedade, sejam elas por opção sexual, cor da pele ou por problemas de aprendizagem, como por exemplo, déficit de atenção. Eles lembraram que em ambos os casos, os alunos podem precisar de acompanhamento psicológico.

A volta do funcionamento da Fundação de Apoio à Escola Técnica, a FAETEC, e a falta de recursos nas escolas também estiveram entre os temas do debate.

Um dos destaques do encontro foi a participação e apresentação de jovens portadores de deficiência que interagiram constantemente durante o debate. Eles contaram com o apoio de intérpretes de libras que ajudaram a transmitir sua opinião. Helanio Sérgio que é deficiente auditivo e assessor parlamentar da Câmara de Angra falou sobre a importância da inclusão dos portadores de deficiência em encontros como este.

- Eu quero agradecer o Gedai por essa experiência de trabalho na câmara. A preocupação dele com a comunicação com os deficientes auditivos é muito importante para que possamos alcançar nossos direitos. – disse Helanio Sérgio.

O vereador Gedai comentou sobre o papel do legislativo para resolver questões como estas apresentadas no encontro. 

- A câmara tem um papel fundamental na resolução de problemas como estes apresentados em nosso encontro. Eu me comprometo a lutar pelos direitos dos jovens no município. Vou levar estas questões para a discussão na tribuna junto aos outros vereadores. - disse o vereador Gedai.

Depois do debate os participantes assistiram a apresentação de dança do grupo Evolução Ex e em seguida o rap de improviso, de Athos Filipe feito em cima dos temas do debate.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.