Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Comitê realiza encontros regionais

Comitê realiza encontros regionais

por Oswaldo Luiz última modificação 17/08/2018 15h33
Reuniões acontecerão nos municípios de Angra dos Reis e Paraty

O Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (CBH-BIG) convida os diversos segmentos da sociedade a participar da elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (PRH-BIG).

Serão realizados seis eventos, em diferentes localidades e horários, conforme programação abaixo:

•         27/08/18 às 15 h: UFF – Jacuecanga (Angra dos Reis)

•         28/08/18 às 10 h: CEFET – Parque Mambucaba (Angra dos Reis)

•         28/08/18 às 18 h: Casa da Cultura (Paraty)

•         29/08/18 às 18 h: Escolinha do Patrimônio (Paraty)

•         30/08/18 às 10 h: CEA – Centro de Estudos Ambientais (Angra dos Reis)

•         31/08/18 às 15 h: Parque Estadual da Ilha Grande – Vila do Abraão

O Plano de Recursos Hídricos é o instrumento que define como as águas da bacia deverão ser usadas, sua relação com a população local e os desafios e estratégias para sua gestão, pensando no desenvolvimento da região no longo prazo.

O PRH-BIG é uma realização da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) do Rio de Janeiro e do INEA, em conjunto com o CBH-BIG e com o apoio da Transpetro. A execução técnica do PRH-BIG está a cargo da Profill Engenharia e Ambiente, empresa contratada, por licitação, pelo período de 18 meses. O processo de elaboração do PRH-BIG é aberto à população, e todos os moradores da região podem contribuir.

Segundo o comitê, estes encontros têm como objetivo informar e incentivar a participação popular para uma construção coletiva do Plano de Recursos Hídricos. É importante que a sociedade local esteja engajada nesse processo participativo de construção de diretrizes para o bom uso das águas e para a melhoria da qualidade ambiental da região.