Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Dia Municipal da Mulher Negra é celebrado na Câmara

Dia Municipal da Mulher Negra é celebrado na Câmara

por Ludmila última modificação 10/08/2017 10h31
Diversas mulheres foram agraciadas com o Prêmio Princesa Anastácia

A Câmara Municipal, por meio do vereador Helinho do Sindicato, promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 9, no Plenário Presidente Benedito Adelino, a Sessão Especial Alusiva ao Dia Municipal da Mulher Negra, data instituída em Angra dos Reis pela Lei 3.384, de 21 de agosto de 2015. A escolha do dia 25 de julho se deve à comemoração, na data, do “Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”.

- Nós temos que homenagear a luta das mulheres negras por tudo que elas enfrentaram no passado. Vivemos em pleno século XXI e ainda há discriminação racial e nós não podemos aceitar isso. A mim, como legislador, cabe criar leis para garantir a igualdade racial. É isto que estou fazendo – destacou o vereador Helinho do Sindicato.

No evento aconteceram importantes homenagens e intervenções, como a entrega do Prêmio Princesa Anastácia Mulheres, concedido às mulheres negras que se destacaram no município, e a palestra proferida pela representante do Coletivo de Mulheres Negras Winnie Mandela, Cristina Lúcia dos Santos.

- Este Prêmio Princesa Anastácia, que o vereador Helinho concede às mulheres negras, é muito importante porque nós ainda sofremos muita discriminação, muito preconceito, pois o racismo ainda é muito forte. Então, qualquer atividade que dê visibilidade ao povo negro é de suma importância – defendeu Cristina, abordando a necessidade de políticas públicas que garantam a igualdade racial.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Célia Jordão, o município está se preparando para ações de promoção a igualdade racial.

- Com muita alegria que venho novamente a esta Casa para festejar a mulher, hoje especialmente a mulher negra. Nós, da Ação Social, estamos nos mobilizando para formar o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, assim como realizar a 1ª Conferência para o debate deste tema - informou Célia, parabenizando o vereador Helinho do Sindicato pela iniciativa. 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.