Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Legislativo celebra Dia da Cultura

Legislativo celebra Dia da Cultura

por Ludmila última modificação 09/11/2017 15h01
Vereadores homenagearam diversas personalidades com a Medalha Brasil dos Reis

O Dia da Cultura, celebrado anualmente em 5 de novembro, foi comemorado pela Câmara Municipal de Angra dos Reis, na noite desta quarta-feira, 8, no Plenário Presidente Benedito Adelino, com uma Sessão Solene.

Na solenidade, diversas personalidades foram agraciadas com a Medalha do Mérito Brasil dos Reis, conferida à pessoa física ou jurídica que, no município, se destaque por atividades no segmento cultural, inclusive em razão de apoio ou incentivo às artes e à cultura em geral, e ainda à preservação histórico-cultural do patrimônio.

Para o presidente do Legislativo, vereador Zé Augusto, esta é uma das sessões mais importantes realizadas pela Casa, pois reconhece a pluralidade cultural existente em Angra dos Reis.

- Angra dos Reis possui uma rica gama artística. Neste ano, por exemplo, prestei uma homenagem à comunidade remanescente Quilombola, existente no Bracuí, através da dona Marilda, descendente de escravos e liderança comunitária. Ela já foi tese de mestrado e doutorado e é um grande ícone da cultura da nossa terra. É uma honra poder prestar esta homenagem a ela e a toda a comunidade do Quilombo Santa Rita do Bracuí – exemplificou Zé Augusto.

Um dos agraciados da noite foi Dr. Érico da Fonseca, que possui grande atuação no movimento cultural do município, principalmente através do Ateneu Angrense de Letras e Artes. Homenageado do vereador Thimoteo Cavalcanti, Dr. Érico abordou a emoção do reconhecimento.

- Minha alegria nesta noite é muito grande, principalmente porque fui eu, enquanto vereador da Câmara de Angra, o autor do Projeto de Lei que criou esta medalha. Já o nome “Brasil dos Reis”, poeta de maior importância na nossa cultura, foi escolhido pelo saudoso ex- vereador Paulo Mattos. Estou muito feliz por viver este momento – relatou Dr. Érico da Fonseca.

Vereador / Homenageado

Vereador Zé Augusto – Marilda de Souza Francisco (Quilombola)

Vereador Canindé do Social – Dado Vianna

Vereadora Titi Brasil – Márcia Small Brasil