Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / LEGISLATIVO CERTIFICA ESCOLAS MUNICIPAIS

LEGISLATIVO CERTIFICA ESCOLAS MUNICIPAIS

por Maximiliano Moreira Rodrigues última modificação 29/11/2016 11h45

A Câmara Municipal de Angra dos Reis certificou, na manhã desta segunda-feira (28), no Plenário Presidente Benedito Adelino, escolas municipais participantes da Campanha “Não Jogue Seu Óleo Pelo Ralo”, instaurada através da Lei Municipal Nº 3.141 de 2013, de autoria do Vereador Eduardo Godinho.

Segundo a Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Franciane Torres, as escolas de Angra dos Reis arrecadaram, em 2016, 2.050 litros de óleo que deixaram de ir para o ambiente. Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Municipal Frei Fernando, do Marinas, foi a unidade de ensino que mais recolheu o resíduo.

De acordo com Ricardo Alves de Oliveira, Coordenador Socioambiental da Secretaria de Estado de Ambiente, cada litro de óleo contamina 25 mil litros de água potável.

- Esta campanha aderida por escolas e estabelecimentos de Angra é muito importante. Desejo que, em 2017, em nome da preservação do meio ambiente, este projeto possa se expandir não só nesta cidade, mas em toda a Costa Verde -, ressaltou.

Domingos de Oliveira, Coordenador da Agenda 21 de Paraty, parabenizou a atuação de Angra dos Reis na campanha.

- Quem iniciou este projeto de recolhimento de óleo foi Paraty, mas hoje, Angra dos Reis virou referência, principalmente por atuar na rede municipal. É preciso ressaltar que este projeto sociambiental é totalmente autossustentável.  Parabenizo a Câmara de Vereadores por colocar em prática um projeto tão importante como este para o meio ambiente -, disse.

O vereador Eduardo Godinho disse estar satisfeito com a possibilidade de ver uma proposição de sua autoria em prática. De acordo com ele, o principal objetivo da iniciativa é minimizar os impactos ambientais que o descarte inadequado do óleo pode causar.

- É preciso que a Câmara Municipal, a Casa do Povo, possa cada vez mais ter um olhar diferenciado sobre o meio ambiente. Estamos finalizando nosso mandato felizes, por estar envolvendo os alunos do município nesta campanha, despertando nesta nova geração uma consciência crítica sobre a influência de nossas ações sobre o meio em que vivemos -, destacou o parlamentar.

Ainda participaram da certificação representantes de estabelecimentos comerciais, membros do Executivo, lideranças da Coop Brilho – Cooperativa que recolhe óleo nos municípios de Angra, Paraty e Rio Claro e do Laboratório de Extensão da Unicamp em Paraty.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.