Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Outubro Rosa: palestra aborda necessidade de cuidados

Outubro Rosa: palestra aborda necessidade de cuidados

por Ludmila última modificação 19/10/2017 11h00
“Mês Rosa, tempo de lembrar que, quem ama, se cuida” foi o tema abordado no Plenário da Câmara

O Plenário da Câmara Municipal de Angra dos Reis sediou, na tarde desta quarta-feira, dia 18, mais um evento alusivo ao Outubro Rosa: a palestra “Mês Rosa, tempo de lembrar que, quem ama, se cuida”, proferida pela enfermeira Bruna Lucas Pereira.

De maneira dinâmica e descontraída, a enfermeira passou uma importante mensagem aos presentes de que o amor próprio está estritamente ligado ao cuidado.

- É necessário que as mulheres façam, anualmente, a coleta de preventivo, assim como o autoexame, para que conheçam o próprio corpo e verifiquem se há algum tipo de alteração – destacou a enfermeira, antes de complementar:

- Se a mulher detectar algum tipo de alteração, deve procurar a unidade mais próxima de sua casa, para estar precavendo problemas futuros ou tratando os já existentes – disse Bruna Lucas.

As vereadoras Jane Veiga, Titi Brasil e Luciana Valverde acompanharam atentamente as orientações.

- Estou super feliz, pois tivemos uma tarde muito proveitosa, podendo participar de uma palestra tão produtiva. Tenho certeza que a Câmara está fazendo o papel dela: levando informação aos cidadãos – destacou a parlamentar.

Titi Brasil também comentou a importância das atividades do Outubro Rosa.

- A cada dia da programação estamos recendo informações valiosas para prevenir o câncer de mama e, o mais importante, que o amor e a fé são os melhores remédios contra qualquer mal – destacou, seguida da vereadora Luciana Valverde.

- Apesar de ser intensificada em outubro, estas informações têm que estar disponíveis e serem abordadas o ano todo, porque a saúde não espera – lembrou.

A vereadora Jane Veiga, presidente da Comissão dos Direitos da Mulher do Legislativo, ainda fez um convite especial para que a população participe dos próximos eventos.

- Teremos atividades no dia 20, sexta-feira, na Casa Larangeiras, e a Caminhada das Poderosas, no dia 31 de outubro. Convido todas as mulheres a estarem presentes e juntos fazer parte desta grande corrente contra o câncer de mama – finalizou.

14h: Casa Larangeiras.

Encontro de informações dos direitos do paciente com câncer de mama.

Palestrante: Ana Paula M. Bragança dos Santos  - Assistente Social da ABRAPAC – RJ

Palestra: “Autoestima”

Palestrante: Enfermeira Viviane Maiara Ferreira Gomes.

Mesa redonda – Enriquecendo a vida das mulheres.

Aula de Beleza – SPA facial com dicas de make.

Diretora Executiva Independente da Mary Kay – Elaine Lara.

10h às 16h: Praça Zumbi dos Palmares

Exposição de artesanatos confeccionados por mulheres com câncer, empréstimo de perucas, doação de sutiã com prótese e doação do material arrecadado na campanha.

CAMINHADA DAS PODEROSAS

13h:Concentração na Praça do Carmo.

14h30: Casa Larangeiras:

Bate papo “Saúde, como se cuidar?”

Palestrante: Solange Gomes de Oliveira – Diretora Voluntária ABRAPAC – RJ.