Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias

Notícias

por Interlegis — última modificação 04/12/2015 09h57

Vereadora prestigia evento alusivo ao Dia do Aposentado

por Igor Abreu última modificação 03/02/2017 14h51
Atividade foi organizada pela Associação dos Aposentados e Pensionistas de Angra dos Reis

No último domingo, 29, a Vereadora Titi Brasil (PMDB), representando a Câmara Municipal de Angra dos Reis, prestigiou o almoço comemorativo ao Dia Nacional do Aposentado, cuja data é celebrada em 24 de janeiro. O evento foi organizado pela Associação dos Aposentados e Pensionistas de Angra dos Reis, a AAPAR, e realizado na sede da entidade, no Parque das Palmeiras.

- Foi um prazer estar presente neste evento, ainda mais porque ele marca uma grande conquista da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Angra dos Reis: a inauguração do seu salão de festas. Parabéns a toda a diretoria pelo trabalho desenvolvido, em especial ao Sr. Walchyr Vicarone, que foi um dos fundadores da associação e hoje a preside -, destacou a Vereadora Titi Brasil.

O presidente da AAPAR, Walchyr Vicarone, fez questão de agradecer a presença da Vereadora Titi e destacou que o momento era de muita alegria para a associação.

- A presença da Vereadora Titi Brasil nos deixou muito felizes. Quero dizer que foi com muita perseverança que conseguimos inaugurar este espaço de festas para os aposentados. Isso é sinal de que ainda existem aposentados que querem contribuir com uma melhor qualidade de vida. Nossa luta não pode morrer - destacou Sr. Walchyr.

Quem também marcou presença no evento foi a Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marli Barbosa Pimentel. Ela destacou o importante trabalho desempenhado pela AAPAR.

- A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Angra dos Reis está de parabéns pelo trabalho que realiza na luta pela efetivação dos direitos dos idosos. Sr. Walchyr é um lutador incansável. Parabéns a todos os aposentados da nossa cidade pelo seu dia - finalizou Marli.

Presidente da Câmara é recebido pelo Bispo Dom José Ubiratan

por Igor Abreu última modificação 03/02/2017 14h51
Presidente da Câmara busca estreitar relações com diversos órgãos e entidades.

Na manhã desta terça-feira, 31, o presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis, Vereador Zé Augusto (PMDB), foi recebido pelo Bispo da Diocese de Itaguaí, Dom José Ubiratan, na Catedral São Francisco Xavier, localizada em Itaguaí.

Na visita, Zé Augusto, que estava acompanhado da Secretária de Relações Institucionais da Casa, Fernanda Malvão, se apresentou ao líder da Igreja Católica e colocou o Poder Legislativo à disposição da instituição religiosa que, segundo ele, além de propagar a palavra de Deus e cumprir uma importante missão social, possui inúmeros pontos turísticos em Angra dos Reis, como igrejas seculares e conventos.

- Como presidente da Câmara, tenho buscado no início do meu mandato, estreitar laços com as instituições, como a Igreja Católica, que cumpre um papel muito importante, não só através da sua palavra, mas nas partes social e turística. Temos inúmeras igrejas e conventos na nossa cidade. Eu estou aqui estendendo as mãos do poder público pra a Igreja Católica para aquilo que for possível. O que a gente puder fazer, a Igreja vai poder contar com nossa participação e ajuda -, ressaltou Zé Augusto.

O Bipo Dom José Ubiratan ficou muito contente com a visita do Vereador Zé Augusto, a qual chamou de solidária.

- Esta visita solidária do presidente da Câmara de Angra, Zé Augusto, é um momento muito importante e especial. Tanto o poder público quanto a instituição Igreja precisam trabalhar por causas comuns, como a promoção da cultura, o bem das famílias e, sobretudo, a programação de eventos relativos à arte, ao turismo. Colocando nosso acervo à serviço do turismo, incentivamos a arte e nossa cultura. Unindo forças, podemos trabalhar melhor a promoção do social, cultural e humana. Hoje não podemos criar mais muros, precisamos construir pontes -, finalizou Dom Ubiratan.

Parlamentar propõe comissão para analisar Auxílio Universitário

por Igor Abreu última modificação 03/02/2017 14h50
Auxílio Transporte Universitário foi suspenso pelo Executivo Municipal

Assim que tomou conhecimento da notícia de que o auxílio transporte universitário havia sido suspenso, por um período de 180 dias, pela Prefeitura de Angra, o Vereador Marco Santo Antônio solicitou uma agenda com a Secretária de Educação, Stella Salomão.

Nesta semana, o jovem vereador, que também é estudante, expôs a dificuldade enfrentada por muitos universitários, que dependem do auxílio. Em contrapartida, pode ouvir da secretária algumas explicações em relação à suspensão do programa. Diante do que lhe fora informado, Marco Antônio propôs a criação de uma Comissão para acompanhar a revisão do Auxílio Transporte Universitário, com a participação dos mais interessados: os estudantes.

- Solicitei que fosse criada uma comissão para participar do estudo e avaliação deste programa, que é, indiscutivelmente, de grande relevância. O objetivo é construir algo plural, com a visão dos grêmios estudantis, universitários, do Governo e da Câmara -, explicou o vereador.

Stella Salomão, prontamente, atendeu o pedido do vereador e afirmou que o grupo sugerido por ele será montado em breve.

- Fiquei feliz pela boa vontade da secretária de aceitar que possamos construir juntos uma saída pra essa gente que faz tanto esforço para garantir seu direito à educação -, finalizou o parlamentar.

Vereador visita a secretaria de cultura

por Igor Abreu última modificação 03/02/2017 14h50
A intenção é de acompanhar as demandas e projetos da cultura no município

Nesta quarta-feira, (1º), o Vereador Gedai visitou a Secretaria de Cultura e Patrimônio do Município para conversar com o Secretário, João Willy, sobre os projetos e demandas da área de cultura de Angra dos Reis.


Segundo o secretário, uma das novidades é transformar o Convento de São Bernardino de Senna, em um Centro de Convenções para que o local possa receber os eventos do município. Isso vai valorizar esse patrimônio que é tão importante para a cidade.

O Vereador Gedai conversou com Willy sobre alguns assuntos importantes para o desenvolvimento da cidade, entre eles, a realização Carnaval, o evento movimenta o comércio e hotéis, gerando empregos diretos e indiretos para a população local.

De acordo com o secretário, o evento vai acontecer este ano, mesmo com a crise, por ser fundamental para a economia do município. Ele lembrou que isto vai ser possível através de parcerias com a iniciativa privada.  

 

Outra sugestão levada por Gedai foi a questão do fechamento da Rua Coronel Carvalho no período da noite, durante a alta temporada, devido ao barulho do trânsito e carros de som que tem incomodado os moradores.

 

- É preciso pensar nas pessoas que residem ao redor da Coronel Carvalho. Existem muitas reclamações a respeito do alto volume das caixas de som colocadas na rua durante o Carnaval. Precisamos fazer a festa acontecer sem que se tire o direito do morador local. – disse Gedai.

 

Willy disse que durante o Carnaval, a Prefeitura fará um ordenamento no trânsito e no comércio de rua, que deverá ser registrado. Ele disse que também serão colocados banheiros químicos e que a ABICAR fará uma estrutura com praça de alimentação, no Cais Santa Luzia, no centro da cidade.

 

- Mesmo diante deste momento de crise, não estamos medindo esforços para que a festa aconteça da melhor forma possível. Por isso, estamos viabilizando o evento com a união da Abcar e a iniciativa privada, além do apoio da prefeitura, de forma que tenhamos um carnaval onde a família, amigos e turistas possam vir e se divertir com segurança – disse João Willy.


O Vereador Gedai pediu ao secretário para que fizesse um balanço desse primeiro mês de gestão.

 

Willy disse que um dos pontos positivos foi a mudança da estrutura da secretaria para a casa Laranjeiras, já que a economia com o aluguel tem um valor considerável, de aproximadamente 130 mil reais por ano.

Presidente da Câmara estreita relações com diversos órgãos

por Igor Abreu última modificação 03/02/2017 09h00
Zé Augusto já se encontrou com autoridades de diversas instâncias

 Dando continuidade às visitas que tem feito à diversas instituições, o presidente da Câmara de Angra dos Reis, vereador Zé Augusto, esteve nesta quarta-feira, 01, no Ministério Público para uma conversa com o promotor da Tutela Coletiva. O objetivo foi estreitar laços institucionais e dar mais transparência ao legislativo.

- Nossa gestão frente à Câmara será marcada pela transparência, eficiência, legalidade, independência, harmonia e moralidade; e manter portas abertas com instituições como o Ministério Público e outras esferas é fundamental para que isto aconteça - detalhou o parlamentar.

Recentemente Zé Augusto se reuniu com representantes do estaleiro Brasfels, Transpetro, Eletronuclear, Corpo de Bombeiros, Igreja Católica e da Mesa Diretora da Câmara de Itaguaí.

Vereador fala sobre direitos do deficientes físicos em Angra

por Igor Abreu última modificação 03/02/2017 09h10
A preocupação de Gedai é que a pessoa com deficiência tenha seus direitos assegurados no município

Nesta quinta-feira, (02), o Vereador Gedai participou de uma entrevista no Programa talk Show, da rádio Costa Azul para falar sobre o direito dos deficientes físicos na cidade. O Vereador conversou com Tom Oliveira, sobre a iniciativa de contratar Helannio Sérgio, que é deficiente auditivo, para trabalhar em seu gabinete.

- A ideia é abrir espaço para essas pessoas na Câmara e em outros órgãos públicos fazendo com que eles ocupem seu espaço de direito. – disse Gedai.

Associação dos Deficientes Físicos de Angra dos Reis, a AADEF, levou reclamações sobre os obstáculos que eles encontram ao andar na cidade. Eles pediram que a Prefeitura recoloque o sinal de trânsito sonoro, na faixa de pedestres que fica em frente ao prédio da Turisangra e se possível na faixa em frente aos Correios.

Os deficientes físicos de Angra também pedem a volta do projeto "Pé na Faixa, Pé no Freio", em que a Prefeitura colocava um guarda na faixa de trânsito para organizar a parada dos carros para que os pedestres possam atravessar com segurança.

O Presidente da AADEF, Kleber Viana falou que a ideia da entidade é criar uma fábrica para fazer manutenção  em cadeiras de rodas.

- Queremos começar com a manutenção e futuramente partir para a produção de cadeiras para ajudar os deficientes do município – disse Kleber Viana.

Trânsito em Jacuecanga preocupa vereadora

por Igor Abreu última modificação 03/02/2017 14h50
Em horários de pico local fica engarrafado devido ao volume do fluxo de veículos.

Um dos grandes transtornos enfrentados por quem mora no bairro de Jacuecanga é o trânsito, principalmente no horário de entrada (6h30 às 7h30) e saída dos trabalhadores (16h30 às 18h) do Estaleiro BrasFels. Para desafogar a Avenida Winston Maruca, principal via de acesso à empresa, os motoristas usam vias alternativas, causando engarrafamentos nas intermediações.

- A Rua Eugênio Miranda faz cruzamento com a Rua da Paz e a Rua Doce Angra e, no horário de entrada e saída da empresa, a via é usada como rota de fuga do engarrafamento formado nestes horários na Avenida Winston Maruca -, relatou o morador Antônio Reginei de Souza, enfatizando que o excesso de velocidade e os acidentes ocorridos no local são motivo de preocupação da população.  A rua, segundo relatos, ainda é utilizada por motociclistas, durante a madrugada, para “pegas”.

Preocupada com a situação, a Vereadora Titi Brasil (PMDB), através de seus assessores, levou ao local, recentemente, o Superintendente de Trânsito, Marcos Silva, e o Coordenador de Operações de Trânsito, Ricardo Ferreira, para uma fiscalização. Com eles estavam os representantes da Regional de Jacuecanga, Heraldo Fernandes e Maksoel  Costa, que também é morador do bairro e fez questão de reforçar a preocupação.

- Na entrada da Rua Doce Angra, próximo ao Conjunto Habitacional Popular, existe um cruzamento com a Avenida Winston Maruca, no qual sempre ocorrem acidentes -, relatou Maksoel.

O Superintendente de Transporte, Marcos Silva, se comprometeu a solicitar um estudo para sanar o problema.

Os moradores aproveitaram a oportunidade para solicitar a recuperação e a limpeza das duas pontes de acesso ao bairro, utilizado por pedestres, ciclistas e motociclisas: uma no final da Rua Doce Angra, que dá acesso à Rodovia Rio-Santos, e a outra no final da Avenida Comandante Vital de Oliveira, que dá acesso à Vila da Petrobras.

Outra questão complexa levantada pela população, que exige um estudo de viabilidade técnica e uma discussão maior com a participação dos moradores, é a possibilidade da abertura de outra via de acesso à comunidade.

- O bairro Jacuecanga tem grande importância para a nossa cidade, pois acolhe uma das maiores empresas da região da Costa Verde, o Estaleiro BrasFels, o que acarreta um impacto  no  cotidiano dos moradores do bairro em função do grande fluxo de pessoas. Por esta razão, desde já, coloco meu gabinete à disposição da população, pois meus assessores estão sendo preparados e qualificados para ouvir as pessoas e assim construirmos proposituras que possam trazer qualidade de vida aos munícipes - enfatizou a Vereadora Titi Brasil.
 

Vereador se reúne com direção do FHGJ

por Igor Abreu última modificação 03/02/2017 14h50

A Fundação do Hospital Geral da Japuiba (FHGJ) já começou a realizar os serviços de prioridades, que estavam parados desde a gestão passada. No último dia 26 o Vereador Flavinho foi até a unidade averiguar o andamento dos serviços e conversou com o diretor do FHGJ.

Câmara de Angra recebe representantes do legislativo de Itaguaí

por Igor Abreu última modificação 06/02/2017 12h40
Vereadores da região estão formando um bloco parlamentar do litoral sul fluminense.

O presidente da Câmara de Angra dos Reis, Zé Augusto, recebeu nesta sexta-feira, 03, o vice-presidente da Câmara de Itaguaí, André Amorim, que veio retribuir a visita que o angrense fez aos colegas itaguaienses nesta semana. Os parlamentares estão formando, junto com vereadores de Mangaratiba e Paraty, um bloco parlamentar regional com o objetivo de buscar saídas para a crise econômica que os municípios do litoral sul fluminense estão passando. Nesta semana está previsto um encontro entre os presidentes das câmaras das quatro cidades.



André Amorim visitou as instalações do legislativo de Angra e conheceu os vereadores Gedai, Kamu, Jane Veiga, Léo da Marmoraria e Canindé. Ele esteve nos três prédios que compõe a estrutura da Câmara angrense, a sede administrativa, o plenário e o anexo; onde estão localizados os gabinetes dos parlamentares e o estúdio da TV Câmara, que trabalha na divulgação das atividades legislativas.

- Esta integração que foi capitaneada pelo vereador Zé Augusto e por mim, que sou vice-presidente da Câmara de Itaguaí, a pedido de nosso presidente, vereador Rubem Ribeiro, tem como objetivo unir os municípios para juntos entendermos as dificuldades de cada cidade e o que cada uma já oferece como solução para que possamos copiar e replicar nos outros municípios. Nossa ideia é já na próxima semana fazer a primeira reunião entre os presidentes das câmaras dos municípios da Costa Verde e Costa Azul (Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba e Itaguaí) – explicou Amorim

Para o presidente da Câmara de Angra dos Reis, os municípios da região precisam se unir para buscar soluções para problemas comuns, como a crise econômica, que afetou profundamente os quatro municípios do litoral sul fluminense.

- Estou muito feliz com a visita do vice-presidente da Câmara de Itaguaí, André Amorim. A gente está dando continuidade na formação deste bloco, que visa fortalecer a região da Costa Verde e sobrepujar a crise que está nos assombrando – afirmou Zé Augusto.

Frade recebe mutirão de retirada de entulhos

por Igor Abreu última modificação 06/02/2017 12h37
Vereador Flavinho acompanhou a operação
Frade recebe mutirão de retirada de entulhos

Foto: Divulgação Prefeitura de Angra

Foi realizado no dia 03 de fevereiro um trabalho de mutirão de limpeza urbana nas ruas do bairro do Frade. O trabalho foi acompanhado pelo Vereador Flavinho, que representou o legislativo na ação. O Administrador da Regional do Frade, Francisco Reginaldo, detalhou como encontrou a sede da regional quando assumiu o cargo e falou sobre o mutirão de limpeza urbana que está sendo realizado.

- Nós pegamos a regional um pouco destruída, sem material, sem mão de obra. Está sendo um pouco difícil, mas com coragem e a ajuda da população, espero melhorar nosso bairro a cada dia. Conto com a ajuda de todosafirmou o administrador da regional do Frade.

O encarregado do mutirão de limpeza, Antônio Banana, falou sobre a importância do mutirão.

- A intenção desse mutirão é que eliminar todo lixo que se encontra ao redor do Frade, nós estamos aí, trabalhando esse final de semana para que o bairro fique melhor para todos – afirmou.

O representante do Serviço Público, Beto Casimiro, explicou as dificuldades desse tipo de trabalho.

- As dificuldades são anormais, o que a gente ta fazendo é um mutirão de retirada de entulhos acumulados durante a gestão passada, no bairro do Frade, Parque Mambucaba e no Bracuí. Nossa intenção é retirar todo esse entulho acumulado na região e começar a fazer um trabalho também de reparos de meio fio – explicou.

 O Vereador Flavinho agradeceu a todos que estão envolvido nesse trabalho.

- Primeiro eu quero aqui agradecer ao prefeito, Fernando Jordão, ao Secretário de Governo, Marcos Veníssius, que foi muito solícito com meu pedido, a todo o pessoal de serviço publico, ao Paquito, que é o coordenador dessa região, ao Beto e ao Reginaldo, que é nosso administrador aqui e dizer o seguinte: o bairro vem passando por esse problema de entulho por muitos e muitos anos. A gente sempre está vendo o terreno atrás dos bombeiros lotado de lixo e entulho e em numa conversa com o pessoal da regional administrativa, decidimos que é melhor a limparmos esse terreno e não jogar mais entulho nele. Todo material que tiver no bairro nós vamos levar diretamente para o Ariró – detalhou Flavinho, que está preocupado com doenças transmitidas por animais e insetos como: Zika, Dengue e Chikungunya.

O Vice-Prefeito, Manoel Cruz Parente, garantiu que esse projeto que vai se estender por todo município.

- Nós estamos começando hoje com a campanha Entulho Zero nos bairros. Iniciamos pelo Frade, depois vamos para Mambucaba, enfim, vamos passar para todos os bairros. Esse processo é necessário, visto que estamos em um período quente, de muitas chuvas, quando há um desenvolvimento maior do mosquito, aedes aegypti – finalizou Parente.

Regulamentação da profissão de marinheiro avança

por Igor Abreu última modificação 13/02/2017 17h12

Na última sexta-feira, 3, aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura de Angra dos Reis um evento que contou com a participação do prefeito Fernando Jordão, do Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, Diretor de Portos e Costas da Marinha do Brasil; do delegado da Polícia Federal, Adriano Antônio Soares, do comandante do Colégio Naval, Fabrício Fernando Nazareth Duarte; do delegado da Capitania dos Portos, Manoel Antônio da Cruz, vereadores e outras autoridades.



O objetivo da cerimônia foi agradecer aos representantes dessas instituições que contribuíram e apoiaram o processo de formatação do Projeto de Lei nº 5812/13 de regulamentação da profissão de marinheiro de esporte e recreio, PL de autoria do então deputado federal Fernando Jordão, que tramita no Congresso Nacional e que já foi aprovado por duas comissões na Câmara Federal: a de Viação e Transporte, e a de Trabalho, Administração e Serviço Público. A matéria está sendo analisada pela comissão de Constituição e Justiça, última etapa para, em seguida, ir para votação em plenário.

A TV Câmara conversou com diversas autoridades para detalhar a importância deste projeto de lei, um antigo desejo dos marinheiros profissionais.

Faculdade de Medicina de Angra deverá iniciar aulas no segundo semestre

por Igor Abreu última modificação 13/02/2017 17h15

O aditivo do convênio para a implantação do curso de medicina em Angra dos Reis foi assinado pelo presidente da Câmara, Zé Augusto e o prefeito Fernando Jordão. A previsão é que as aulas sejam iniciadas já no segundo semestre de 2017. Na ocasião, o presidente da Câmara assinou um convênio com a Universidade Estácio de Sá que garantirá aos servidores legislativos um desconto de 35% nas mensalidades de diversos cursos oferecidos pela instituição, com exceção do de Medicina.

GT da Ilha Grande reinicia os trabalhos

por Igor Abreu última modificação 13/02/2017 17h15

Na última terça-feira, dia 7, os vereadores Flavinho, Titi Brasil, Jane Veiga, Helinho, Léo da Marmoraria, Luciana Valverde e Zé Augusto participaram da primeira reunião do Grupo de Trabalho – GT da Ilha Grande, no Salão Nobre da Prefeitura, realizada pelo prefeito Fernando Jordão. Ele anunciou a retomada de obras importantes, como a do cais do Abraão, e a instalação de uma subestação de energia. O grupo também discutiu problemas relacionados à desordem urbana, como o excesso de resíduos na ilha, principalmente em alta temporada.

Presidentes de Câmaras da região promovem seu primeiro encontro

por Igor Abreu última modificação 13/02/2017 17h22
Presidentes dos legislativos de Angra, Paraty, Mangaratiba e Itaguaí reuniram-se.

Na última quarta-feira, dia 8, aconteceu a primeira reunião com os representante das Câmaras Municipais da Região Costa Verde. Estavam presentes o presidente Zé Augusto (PMDB), de Angra; o presidente Vitinho (PDT), de Mangaratiba; o presidente Santos Coquinho (PHS), de Paraty; o presidente Ruben Ribeiro (PTN) e o vice-presidente André Amorim (PR), de Itaguaí. Esse é o primeiro passo para que o projeto idealizado por Zé Augusto e André Amorim, ganhe força e alcance o objetivo de trazer melhorias para a toda a Costa Verde.

Hospital da Japuíba recebe novos equipamentos

por Igor Abreu última modificação 13/02/2017 17h24

O Hospital Geral da Japuíba, localizado em Angra dos Reis, recebeu recentemente a doação de diversos equipamentos hospitalares do Governo do Estado. O vereador Kamu acompanhou a chegada destes materiais.

Sessões da Câmara de Angra retornarão nesta quinta-feira

por Igor Abreu última modificação 13/02/2017 17h25

Na próxima quinta-feira, 16, às 9h, as sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Angra dos Reis voltarão a ser realizadas. Acompanhe ao vivo no Plenário Benedito Adelino, pelo canal 14 da Net ou em nosso canal do YouTube.

Evento náutico agita a Jurubaíba

por Igor Abreu última modificação 13/02/2017 17h28

No último sábado (11), na praia da Jarubaíba, as Empresas SEABOB e Princess Yachts Brasil realizaram um evento pioneiro no Brasil, com a finalidade de colocar o mercado náutico em alta no Brasil. Esse tipo de evento já foi realizado nos Estados Unidos, na Europa, em Mônaco e agora em Angra dos Reis. Para alegria dos clientes e da população que ganha com os empregos diretos e indiretos gerados pela Princess Yachts Brasil.

Câmara prestigia inauguração da APAE Angra

por Igor Abreu última modificação 07/03/2017 14h44
Entidade, localizada no Parque Mambucaba, atuará em todo o município.

A Câmara dos Vereadores de Angra dos Reis esteve representada, neste sábado, 05, na inauguração da unidade da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE) Angra dos Reis, a 64ª do Brasil. Os vereadores Zé Augusto, Canindé do Social, Marco Santo Antônio, Titi Brasil e Jane Veiga participaram da cerimônia, organizada pela presidente da entidade no município, Iriane Simonaci. O vice-prefeito angrense, Manoel da Cruz Parente também esteve presente.

- Para muitos APAE é uma palavra pequena, mas tem um significado muito grande. Nossas portas estão abertas para tratarmos nossos deficientes físicos. Aqui na região contabilizei mais de seis mil portadores de necessidades especiais. Quero pedir ajuda a todos, pois toda ajuda é bem vinda. Hoje estamos em um imóvel alugado e usando contribuições para manter nossas atividades, sem fins lucrativos. Por isso peço para que todos abracem a APAE – detalhou Iriane.

O presidente da Câmara, vereador Zé Augusto, comemorou a instalação da APAE no município.

- Foi emocionante fazer parte do nascimento da APAE Angra dos Reis, um trabalho feito com muito amor e carinho. É uma responsabilidade muito grande o trabalho da APAE, de proporcionar uma melhor qualidade de vida para pessoas tão especiais. O legislativo está de portas abertas para apoiar este tipo de iniciativa – finalizou Zé Augusto.

A APAE de Angra dos Reis funciona na rua Carlos Drumond de Andrade, Travessa Carlos Drumond, número 51, no Parque Mambucaba. O telefone de contato é o (24) 998757120

Enel presta esclarecimentos aos Vereadores

por Maximiliano Moreira Rodrigues última modificação 20/04/2017 14h31

Representantes da empresa estiveram presentes na Sessão Ordinária desta terça (18)

Representantes técnicos da Enel, antiga Ampla, compareceram à Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Angra dos Reis nesta terça-feira (18), em atendimento aos Requerimentos 366, 367, 368 e 369 de autoria do Vereador Marquinho Coelho, para prestar esclarecimentos aos vereadores a respeito dos transtornos enfrentados pelos moradores, devido ao deficiente sistema de fornecimento de energia elétrica no município.
Uma das principais questões abordadas pela porta voz da empresa, a Relações Institucionais, Cláudia Guimarães, foi o plano de investimentos da Enel para Angra dos Reis e a Região Costa Verde neste ano.
- Nossa meta é investir, em 2017, R$ 47 milhões aqui no município e em toda a região, em telecontrole – automação na rede que reduz o tempo das interrupções no fornecimento de energia elétrica; recondutoramento da rede; podas; novas conexões e redes mais robustas -, explicou Cláudia, anunciando que, em maio, a subestação de energia de Itaorna será inaugurada.
A Relações Intitucionais ainda abordou o alto índice de furto de energia elétrica no Estado.
- Mais de 20% da energia consumida no Estado do Rio de Janeiro não é faturado pela Enel, devido ao furto dentro desta área de concessão e isso prejudica e muito o trabalho da empresa -, frisou Cláudia, destacando ainda o papel social desempenhado pela Enel, principalmente através da tarifa social.
- A tarifa social é um benefício concedido a cidadãos cadastrados em programas sociais do Governo Federal. Este público pode comparecer à sede da Enel em Angra dos Reis, localizada no Parque das Palmeiras, ou mesmo em algum Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para requerer desconto na conta de energia elétrica -, informou.
Todos os vereadores tiveram a oportunidade de tirar suas dívidas e fazer reclamações aos representantes da empresa. O Vereador Marquinho Coelho ficou satisfeito com a postura da empresa.
- Fizemos uma Audiência Pública dia 5 de abril e a empresa, infelizmente, não compareceu, mas hoje esteve aqui prestando esclarecimentos aos vereadores. Seria importante que a Enel pudesse responder também aos questionamentos dos cidadãos e é isso que vamos buscar -, finalizou o parlamentar.

Câmara de Angra visita vereadores de Rio Claro

por Maximiliano Moreira Rodrigues última modificação 20/04/2017 16h03

Nesta quarta-feira (19), a Câmara Municipal de Angra dos Reis, através do gabinete do vereador Gedai, realizou uma visita ao Legislativo do município de Rio Claro. O motivo do encontro foi uma reunião com o presidente da Câmara, Adilson Tejo, e os demais vereadores da cidade.

A intenção foi promover um intercâmbio entre as duas Câmaras para reunir forças e buscar melhorias para ambas as cidades.

Entre os assuntos discutidos estavam a segurança pública, a saúde, o ordenamento e a sinalização da Rodovia  Saturnino Braga que ligam as cidades.

De acordo com o vereador Gedai, o encontro foi satisfatório e pode gerar frutos para as duas cidades.

- Acredito que vamos construir uma parceria que nos leve a um futuro melhor para todos. Vamos seguir com a missão de buscar alianças que possam trazer uma troca de experiência em busca de melhorias para as cidades - disse o vereador Gedai.

O presidente da Câmara de Rio Claro, Adilson Tejo, que é portador de deficiência, agradeceu a presença do vereador Gedai e falou sobre a importância dele defender a bandeira dos portadores de deficiência em Angra dos Reis.

- Eu quero agradecer a presença do vereador Gedai em nossa cidade e parabenizá-lo pelo trabalho com os deficientes em Angra dos Reis. Precisamos lutar pelas questões ligadas à acessibilidade nos municípios - disse o presidente Adilson Tejo.

Os demais vereadores ressaltaram a importância deste intercâmbio entre as câmaras e disseram que vão retribuir a visita na Câmara de Angra.

Legislativo mais próximo da comunidade

por Maximiliano Moreira Rodrigues última modificação 20/04/2017 16h03

Buscando uma saúde de qualidade para a população do município, a Câmara Municipal de Angra dos Reis, através da Vereadora Jane Veiga, realizou, no dia 12, uma visita às instalações da futura UPA Pediátrica, onde foi recebida pelo funcionário Diego, que detalhou o andamento de toda obra.

Já na noite desta terça (18), a parlamentar participou da assembleia da Associação de Moradores da Vila Campo Belo, onde pode ouvir as reivindicações da comunidade, e ao mesmo tempo, prestar conta das proposituras e cobranças feitas em prol da comunidade, nestes primeiros meses de mandato.

- Saí de lá muito satisfeita com a receptividade dos moradores.  Eles sempre me acolhem de braços abertos -, destacou Jane que, na ocasião, foi agraciada pelo presidente da associação, Jorge Clímaco, com um diploma de Honra ao Mérito, pelos préstimos em relação à comunidade local.                       

Continuando sua caminhada, nesta quarta (19), a vereadora visitou as instalações da base do SAMU, localizada no bairro do Balneário, onde foi muito bem recebida pelos funcionários. Jane foi acompanhada pelo coordenador de enfermagem Barbosa que, muito solícito, falou sobre os eventos, o sistema de funcionamento e as necessidades do SAMU.

Diante do que presenciou, na próxima semana, a Vereadora vai apresentar, em Plenário, proposituras que visam sanar algumas das demandas do órgão, como a mudança da instalação da base para um local salubre; concerto e manutenção das ambulâncias.

- Sabemos que a situação chegou a esse ponto devido ao abandono deixado nesses quatro anos pela gestão passada. Mas, o prefeito Fernando Jordão, não tem medido esforços para colocar a cidade no rumo certo, e esse é o nosso objetivo -, afirmou a Vereadora Jane Veiga.

Comissão realiza a Semana Jovem

por Igor Abreu última modificação 20/04/2017 19h16

Na última quarta-feira, (12), a Comissão de Educação, Esporte e Cultura da Câmara Municipal de Angra dos Reis, através do seu presidente, Vereador Gedai, promoveu, na Casa Larangeiras, o evento “Semana Jovem”.

O encontro teve início com um bate-papo sobre as questões que mais afligem os jovens em Angra dos Reis. Entre os problemas apontados estão a distância para cursar a universidade, a dificuldade para conseguir vagas de estágio, os obstáculos que os portadores de deficiência física enfrentam tanto em relação ao acesso nas ruas, quanto para entrar no mercado de trabalho. Outra questão abordada foram os diversos tipos de preconceito que os jovens enfrentam na sociedade, sejam elas por opção sexual, cor da pele ou por problemas de aprendizagem, como por exemplo, déficit de atenção. Eles lembraram que em ambos os casos, os alunos podem precisar de acompanhamento psicológico.

A volta do funcionamento da Fundação de Apoio à Escola Técnica, a FAETEC, e a falta de recursos nas escolas também estiveram entre os temas do debate.

Um dos destaques do encontro foi a participação e apresentação de jovens portadores de deficiência que interagiram constantemente durante o debate. Eles contaram com o apoio de intérpretes de libras que ajudaram a transmitir sua opinião. Helanio Sérgio que é deficiente auditivo e assessor parlamentar da Câmara de Angra falou sobre a importância da inclusão dos portadores de deficiência em encontros como este.

- Eu quero agradecer o Gedai por essa experiência de trabalho na câmara. A preocupação dele com a comunicação com os deficientes auditivos é muito importante para que possamos alcançar nossos direitos. – disse Helanio Sérgio.

O vereador Gedai comentou sobre o papel do legislativo para resolver questões como estas apresentadas no encontro. 

- A câmara tem um papel fundamental na resolução de problemas como estes apresentados em nosso encontro. Eu me comprometo a lutar pelos direitos dos jovens no município. Vou levar estas questões para a discussão na tribuna junto aos outros vereadores. - disse o vereador Gedai.

Depois do debate os participantes assistiram a apresentação de dança do grupo Evolução Ex e em seguida o rap de improviso, de Athos Filipe feito em cima dos temas do debate.