Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / 16ª sessão ordinária teve debate de temas diversos, além da entrega moções

16ª sessão ordinária teve debate de temas diversos, além da entrega moções

por Adriana Alves de Araujo última modificação 28/09/2021 15h50

Nesta terça-feira (28), foi realizada a 16ª sessão ordinária do segundo período legislativo da Câmara Municipal de Angra dos Reis. Na ocasião, os vereadores debateram pautas diversas e fizeram entrega de moções de aplausos a diversos homenageados.

Turismo

O vereador Dudu do Turismo falou sobre importantes tópicos para o ordenamento do turismo na cidade, como o prazo de 72 horas para que os responsáveis por ônibus de turismo solicitem a entrada do veículo na cidade. O vereador explicou que esse período é apenas um planejamento para que os setores do turismo municipal possam se organizar, definindo, por exemplo, os funcionários que estarão de plantão e a instauração da barreira. Ele explicou, ainda, que é possível fazer a solicitação no mesmo dia, mas que o ideal é fazer a previsão por e-mail dentro do prazo estipulado.

Dudu ressaltou também a necessidade de adequação do empresariado do setor. “É muito importante ter um trabalho de reciclagem, de chamar todos os empresários que exploram o na turismo para conversar e fazer uma oficina com eles. Esse fim de semana foi um dos mais críticos do turismo e não foi por aumento da taxa. Tivemos problema no Camorim, na Ilha Grande, briga dentro de taxi boat, problema de escuna encalhada por 40 minutos danificando o cais do Bonfim, o que o turismo precisa é de uma reeducação [...]”, disse o parlamentar.

Áreas de lazer no município

O vereador Dudu do Turismo apresentou o Projeto de Lei que institui a iniciativa chamada “Rua de Lazer”, visando o fechamento de trechos de ruas de diversos bairros para estimular o lazer dos moradores dos município nessas áreas, como por exemplo na Praia do Anil.

O vereador Jorge Eduardo lembrou que nos anos 90 a área da Praia do Anil já adotava essa prática. “São áreas que temos aqui em Angra dos Reis, que podem ser exploradas aos domingos para as famílias irem. Se Deus quiser, vai passar essa questão da pandemia. Acredito que  no final do ano ou no início do ano que vem, vamos voltar a ter uma vida normal em relação a isso [...]” disse Mascote.

Moções de aplausos

Nesta sessão, alguns vereadores homenagearam pessoas ligadas ao esporte, à saúde, à educação e ao turismo no município. O vereador Dudu do Turismo agraciou Aldair Cândido Luiz, carreteiro e divulgador da Ilha Grande, conhecido por todos como ‘Camarão da Ilha Grande’; Neide do Carmo Couto, podóloga e incentivadora da profissão no serviço público em Angra dos Reis; Marcelo Santos de Oliveira Júnior; João Bosco Lima e o atleta Wesley Gomes Neiva, membro da Equipe Angra Top Team.

O vereador Jorginho Brum, por sua vez, congratulou o ex-presidente da LAD (Liga Angrense de Desportos), Paulo Chrysóstomos Koracakis; o jornalista Antônio Roberto Carmona; e os professores de Educação Física: Adolfo de Andrade Jordão e Moacyr Campos Telles da Silva.

O vereador Rubinho Metalúrgico prestou sua homenagem a Reginaldo Pedro de Oliveira, que comanda o setor de transporte da Secretaria de Saúde. Por fim, a vereadora Luciana Valverde  entregou moção ao Dr. André Luiz da Silva Farias, médico atuante no município.

O registro completo da sessão está disponível para consulta em: https://www.youtube.com/watch?v=dIS5rZ7jPaQ. A próxima sessão ordinária acontece na quinta-feira (30), às 9h, no Plenário Presidente Bendito Adelino, com transmissão ao vivo pela Net e pelo Youtube.