Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / ‘Identpet’, a identidade dos animais

‘Identpet’, a identidade dos animais

por 6949 — última modificação 12/02/2020 13h15
Documento passou a ser oferecido no Cartório do 2º Ofício de Justiça de Angra

Agora os donos de animais domésticos de Angra dos Reis podem obter o registro de guarda, uma espécie de certidão de nascimento, dos seus bichinhos que, muitas vezes, são considerados verdadeiros membros da família. O documento passou a ser oferecido no Cartório do 2º Ofício de Justiça de Angra dos Reis, localizado na Rua da Conceição, nº 231, no Centro da cidade, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados de 9h às 13h.
O registro dá segurança ao dono, pois seu animal se torna algo que ‘ninguém pode tomar’, além de auxiliar na busca, caso seu bichino se perca ou seja roubado. O registro ainda ampara o dono em viagens e disputa de guarda.
O ‘Identpet’, como é chamado, fica pronto em 48 horas e é emitido com o nome do animal, raça, cor, tamanho, data de nascimento e o nome do dono. Caso o bicho tenha cicatrizes ou outras características, essas informações também são acrescentadas ao documento.

Documentos necessários
O Tabelião do Cartório do 2º Ofício de Angra dos Reis, Dr. Orlando Quatrini Neto, informou que, na hora do registro, o proprietário do animal deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência, além de uma foto com o animal e uma somente do seu pet.
Ainda de acordo com ele, a documentação é importante para criar um banco de dados dos animais de estimação do município. Assim, caso o animal se perca, é possível usar as características do registro para faciliar seu retorno ao lar.
- Todos os dados do animal, como espécie, raça, cor e pelagem, vão constar no registro. Se ele tiver microchip, o dono deve trazer a numeração. Se for um animal com pedigree, essa numeração deve constar também. Então, no registro vão ficar todas as características do animal e o dono vai conseguir relacionar o animal com seu efetivo guardião – explicou Dr. Orlando, disponibilizando o telefone (24) 3367-1150 para mais informações e eventuais dúvidas.

Responsabilidade Social
Ao tomar conhecimento do ‘Identpet’, a vereadora Titi Brasil procurou o Cartório do 2º Ofício de Angra dos Reis e, junto a empresa Bye-Bye Paper/Certsign, por meio do seu diretor comercial Adriano dos Santos, articulou para que parte da taxa de registro dos bichinhos seja doada à Sociedade Angrense de Proteção aos Animais, a SAPA. A ideia é contribuir para que a entidade continue com o trabalho de cuidar dos animais que são abandonados.
- Dr. Orlando e o Adriano me procuraram para saber qual era a instituição que poderia receber parte da taxa de registro como doação. Conhecendo o trabalho que a Cristina realiza, há quase 30 anos, na SAPA, fiz o meio de campo para que o trabalho dessa entidade continue e se fortaleça. Vale lembrar que o registro é uma inovação do Cartório do 2º Ofício para Angra e já está disponível. Tenho certeza que essa é uma benesse para as famílias de nossa cidade, que tem seus bichinhos como verdadeiros membros - destacou a vereadora.
Entendendo a importância do gesto para a proteção dos animais de Angra, Dr. Orlando garantiu que a cada animal registrado serão doados R$ 5,00 (cinco reais) para a SAPA, que atualmente cuida de 50 animais, entre cães, gatos e outros bichinhos.
- Nosso trabalho é cuidar de animais que foram abandonados e, com a ajuda de outras entidades, disponibilizá-los para adoção. Com isso, temos muitas despesas, principalmente com clínicas veterinárias, medicamentos e ração. A partir de hoje, além de incentivarmos a adoção dos nossos bichos, também vamos orientar que os donos oficializem o registro dos seus melhores amigos no Cartório do 2º Ofício de Angra dos Reis – destacou a presidente da SAPA, Maria Cristina.

Legenda da foto: Cartório do 2º Ofício, SAPA, vereadora Titi Brasil e Bye-Bye Paper/Certsign, assinaram termo de compromisso na última sexta (11).