Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Audiência pública sobre o plano municipal de educação foi realizada nesta sexta-feira

por Adriana Alves de Araujo última modificação 23/08/2019 16h52
O evento contou com a presença de diversos atores ligados à educação no município

Na manhã desta sexta-feira (23), a Câmara Municipal de Angra dos Reis realizou a audiência pública “Plano Municipal de Educação – Prioridades e Desafios”. O evento foi uma iniciativa do gabinete da vereadora Titi Brasil, presidente da Comissão de Educação na Câmara. A parlamentar foi a responsável pela condução dos trabalhos.

Estiveram presentes na audiência diversas autoridades ligadas à educação no município, tais quais: o secretário de Administração do município, Carlos Macedo; a secretária de Educação, Stella Salomão; o presidente do Conselho Municipal de Educação, Luis Claudio da Silva; o vice-prefeito do município, Manoel Parente; a procuradora-geral do município, Márcia Paiva; o procurador do município, Erick Halpern; o assessor jurídico da secretária de educação, Darlan Silva Santos; o secretário de obras, Alan de Souza; o assessor da Controladoria, Fábio Martins; a superintendente de Educação, Adriana Teixeira, e o superintendente administrativo e de infraestrutura da Secretária de Educação, Joelton Conte.

A vereadora Titi Brasil esclareceu o objetivo da realização da audiência: “Cabe-me ressaltar que a finalidade desta audiência pública é publicizar o andamento das ações necessárias para implementação e cumprimento das metas elencadas pelo Conselho Municipal de Educação”, explicou.

A secretária municipal de educação, Stella Salomão iniciou falando sobre os avanços na pasta. “O município tem avançado muito na educação, é do conhecimento de todos como encontramos a rede municipal, pegamos a Prefeitura com quatro folhas de pagamento atrasadas. [...] Pegamos uma rede que precisava de muitas reformas, uma rede que tinha um déficit de mais de 300 professores de fundamental, fundamental II e ensino médio. Fizemos três processos seletivos, estamos com concurso aberto e temos avançado na medida do orçamento”, declarou.

Os membros da Secretaria de Educação fizeram a leitura das metas do Plano Municipal de Educação, apresentando os pontos em que o trabalhou avançou e explicando as motivações para os pontos em que os avanços foram menos significativos ou ainda não ocorreram.

“Hoje a gente sabe que o município tem investido muito. Quando realizamos processo seletivo para contratação de profissionais, quando a gente equipa uma escola, quando a gente investe em parquinhos e brinquedos, enfim, tudo que a gente tem conseguido fazer é para qualificar o trabalho docente”, garantiu a superintendente de Educação, Adriana Teixeira.

Após as falas das autoridades presentes, o espaço foi aberto para perguntas, que também foram esclarecidas pelos representes das secretarias.