Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara celebrou Dia Internacional da Mulher em sessão solene

Câmara celebrou Dia Internacional da Mulher em sessão solene

por Adriana Alves de Araujo última modificação 13/03/2020 15h30

Na noite da última quarta-feira (11), o Poder Legislativo Angrense se reuniu para celebrar o Dia Internacional da Mulher em uma sessão solene no Plenário Presidente Benedito Adelino. Na ocasião, várias mulheres foram agraciadas com a medalha Benedita Maria da Guia Jorge.

A cerimônia foi presidida pela vereadora Jane Veiga e contou com presença do Prefeito Fernando Jordão, dos vereadores Luciana Valverde, Zé Augusto, Léo Marmoraria e Marquinho Coelho. Também estiveram presentes o secretário da TurisAngra, João Willy, e a presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Cristiane Marcolino. A palestra da noite, “A importância do esporte na vida das mulheres”, ficou por conta da palestrante Andrea Portugal. 

“O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é uma homenagem a 129 operárias queimadas em uma ação da polícia para conter uma manifestação em uma fábrica de tecidos. Essas mulheres estavam pedindo a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas por dia e direito a licença maternidade. Isso aconteceu em 8 de março de 1957, em Nova York, nos Estados Unidos”, contou a vereadora Jane Veiga.

“Na verdade, o intuito desta data, além de prestar uma justa homenagem, é chamar atenção para a situação da mulher na sociedade atual, especialmente nas comunidades menos urbanas. Hoje, a mulher venceu diversas barreiras e ainda tem a vencer, tudo com muita luta. Podemos ver mulheres em destaque na sociedade, a exemplo, aqui, temos três vereadoras na Câmara [...]”, completou Jane.

“Essa é uma comenda que leva o nome da primeira vereadora mulher de Angra dos Reis, Benedita Maria da Guia Jorge. Ela foi poetiza e enfermeira, foi a primeira mulher eleita vereadora em Angra dos Reis, em 1951, sendo reeleita para três mandatos seguidos.  A medalha Benedita Maria da Guia Jorge tem por finalidade homenagear mulheres que se destacaram no seu trabalho e contribuem muito para a sociedade de Angra dos Reis”, explicou o Prefeito Fernando Jordão.         

As homenageadas da noite foram:

  • Andrea Jordão;
  • Célia Vitorino;
  • Gilzamar Pires;
  • Jane Klécia Dantas;
  • Thaís Amaral;
  • Vanda Maria do Espírito Santo;

 

Veja mais fotos do evento em: https://www.angradosreis.rj.leg.br/Comunicacao/multimidia/fotos/sessao-solene-do-dia-internacional-da-mulher-2020

 Fotos: Igor Abreu