Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara comemora o Dia do Maçom

Câmara comemora o Dia do Maçom

por 6957 — última modificação 13/04/2020 11h29
Sessão solene é promovida pela vereadora Titi Brasil

A Câmara Municipal de Angra dos Reis, por meio da vereadora Titi Brasil, promoveu nesta quarta-feira, 16, no Plenário Presidente Benedito Adelino, a Sessão Especial alusiva ao Dia do Maçom, criado pelo Decreto Municipal 2.603 de 14 de junho de 2010.

A noite contou com as palestras de Ricardo Luiz Marques e Matheus Azevedo, da Ordem Demolay. Em seguida, aconteceram diversas homenagens a Maçons do município e do estado. O plenário lotado assistiu à entrega de certificados e à homenagem póstuma a Julio Cesar Barboza de Carvalho, funcionário desta Casa Legislativa, que também era Maçon e morreu num trágico acidente em Outubro de 2016.

– Os maçons têm uma importância histórica e trazem aquilo que, muitas vezes, falta à nossa sociedade: homens de bons costumes, homens que pregam o certo. É isso o que é a maçonaria – resumiu Pedro Pereira, um dos homenageados da noite.

Outro homenageado, João Veríssimo, elogiou a iniciativa.

– Eu gostei muito e me senti muito bem representado nesta Sessão Especial, proposta pela vereadora Titi – disse o maçom, que também é Coordenador do Moto Club Bode do Asfalto.

O mais emocionado da noite era o senhor Belonil de Paula Paim que, aos 91 anos, fez questão de estar presente na cerimônia.

– A gente fica emocionado por essa homenagem por, dentre tantas pessoas virtuosas, ser lembrado. Sinto uma felicidade incomum – destacou Belonil, aplaudido de pé.

O palestrante da noite, Ricardo Luiz, contou um pouco da história da maçonaria.

– Os maçons são cidadãos comuns que tem dentro de si o espírito de luta pela sociedade, um trabalho em prol do social e da educação, da correção e da discrição. Prezamos pela correção política, do uso do correto do dinheiro público. Esses são os Maçons, pessoas normais, com um comprometimento maior para que essas coisas aconteçam na sociedade brasileira – explicou.

Para a vereadora Titi Brasil, a atuação dos maçons é fundamental na história do país.

- A homenagem a esses homens se deve ao fato da contribuição deles para o país, lutando pela liberdade dos povos, suas crenças, religião, contribuindo na formação da sociedade brasileira como verdadeiros pilares para as garantias dos direitos individuais dos brasileiros. Nomes conhecidos da nossa história eram maçons, como Pixinguinha, Luiz Gonzaga, D. Pedro I, Rui Barbosa, o presidente Marechal Deodoro e, por fim, Lopes Trovão, considerado ativista da República e um atuante político da nossa região  – finalizou a vereadora.

Homenageados:

1. Adriano Pinheiro dos Santos, da Loja Maçônica Almirante Tamandaré N°152

2. Sr. Belonil de Paula Paim, da Loja Maçônica Sesquicentenário N°1915

3. Sr. Carlos Eduardo dos Santos Miler, da Loja Maçônica Almirante Tamandaré N°152

4. Carlos de Souza, Loja Maçônica Sesquicentenário N°1915

5. Davidson Bitencourt Hilarino Borges, Venerável Mestre da Loja Maçônica Almirante Tamandaré N°152

6. Donizetti Prieto, Venerável Mestre da Loja Maçônica União e Vitória N°2622

7. Edimo Muniz Pinho, Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, representado pelo Sr Maurílio de Oliveira Corrêa

8. Fernando de Oliveira Sousa, Venerável Mestre da Loja Maçônica União e Beleza N°88

9. Hermes Bugni, Venerável Mestre da Loja Maçônica Mangaratiba N°3048

10. Ivo Rosa, Loja Maçonica União e Beleza N°88

11. João Veríssimo da Silva Filho, Loja Maçônica Lealdade e Luz N°2294/ Coordenador do Moto Club Bode do Asfalto