Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara de Angra sediou encontro de vereadoras do estado do Rio de Janeiro

Câmara de Angra sediou encontro de vereadoras do estado do Rio de Janeiro

por Oswaldo Luiz última modificação 02/05/2019 12h05

Na última sexta-feira, 26 de abril, a Câmara Municipal de Angra dos Reis recebeu a terceira edição do Encontro de Vereadoras do Estado do Rio de Janeiro, realizada no Plenário Presidente Benedito Adelino. O evento foi organizado pelo gabinete da vereadora Titi Brasil. As edições anteriores aconteceram nas cidades de Friburgo e Búzios, respectivamente.

 A mesa foi composta pelas vereadoras da Casa, Titi Brasil, Luciana Valverde e Jane Veiga; pela secretária de Ação Social e Promoção de Cidadania do Município, Célia Jordão; pela vice-presidente da Comissão de Vereadoras do Estado do Rio de Janeiro e vereadora pela cidade de Cambuci, Leila Velasco, e pela superintendente estadual de enfrentamento as violências contra a mulher, Luciana Moreira, que ministrou a palestra “O Legislativo Feminino na Construção de Políticas Públicas para Mulheres”.

O objetivo do encontro é compartilhar experiências de políticas públicas voltadas aos municípios, fortalecendo-os e consequentemente o estado. Em todo o Rio de Janeiro, são 98 vereadoras, 19 das quais se fizeram presentes no encontro.  O prefeito da cidade, Fernando Jordão, marcou presença no início do evento e falou às vereadoras presentes: “É muito importante o que vocês estão fazendo aqui, essa troca de informações sobre o que está acontecendo de bom em Búzios, em Cambuci, nas cidades de vocês com as vereadoras daqui. [...] É uma troca de coisas boas, de projetos, então fico muito feliz”, declarou.  

“Gostaria de destacar a importância do papel de cada uma das senhoras na Casa Legislativa onde vocês atuam, uma contribuição valorosa para o município de vocês. Essa união que nós precisamos ter porque o Legislativo desempenha um papel fundamental na vida do cidadão. [...] Parabéns pela atuação de cada uma de vocês!”, disse na mensagem de boas vindas, Célia Jordão, que posteriormente fez explanação com o tema “Políticas Públicas para Mulheres no Âmbito Municipal”. 

 “Eu não pude ir ao segundo encontro, em Búzios, e fiquei de coração apertado porque essa troca de experiências, poder sentir a vibração de cada uma, o que você faz de bom em Cabo Frio, o que fazemos em Angra, sair daqui com propósitos firmes, como um encontro com o governador, isso é muito importante para nós, esse fortalecimento. A gente tem que continuar se encontrando sempre. [...] Estamos muito felizes de sediar o evento e podem ter certeza de que estaremos presentes no próximo”, declarou Titi Brasil, organizadora do evento em Angra dos Reis.    

Após a realização das palestras, todas as vereadoras presentes tiveram a oportunidade de falar sobre suas experiências na política em seus municípios, compartilhando vivências e projetos. As parlamentares ganharam certificados de participação e o evento foi encerrado com a definição dos locais que sediarão os próximos encontros. As próximas cidades a receberem o evento são: Santo Antônio de Pádua, em junho; Araruama, em agosto; Itaboraí, em outubro; e Cabo Frio, em dezembro.  

 

Foto: Regina Célia