Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara discutiu geração de emprego e renda na 6ª sessão ordinária

Câmara discutiu geração de emprego e renda na 6ª sessão ordinária

por Adriana Alves de Araujo última modificação 09/03/2021 16h06

Nesta terça-feira (09), foi realizada a 6ª sessão ordinária do primeiro período legislativo de 2021, no Plenário Presidente Benedito Adelino. Uma das principais pautas abordadas pelos vereadores foi a geração de emprego e renda no munícipio, impulsionada pela reunião realizada entre o Executivo Municipal e o secretário de estado de agricultura e pesca, Marcelo Queiroz, na última segunda-feira (08), com presença de vários parlamentares.

O vereador Charles Neves falou sobre a necessidade do munícipio de apresentar suas demandas adequadamente para que possa receber as soluções possíveis.  “Tem dinheiro para gastar na pesca, tem dinheiro para gastar na agricultura, basta agora, conforme o prefeito Fernando Jordão colocou muito bem ontem, os secretários e os interessados fazerem o dever de casa, apresentar os projetos para que a gente possa conseguir essa verba para aplicar na agricultura e pesca de Angra”, declarou.

O vereador falou ainda sobre a expectativa de que grandes empresas responsáveis pela produção de sardinha em lata venham para Angra, já que a cidade é a maior produtora desse tipo de pescado no país, o que ajudaria a criar oportunidades de trabalho. “A melhor política econômica de um país é a geração de emprego, que não é favor. Gerando emprego, o trabalhador ganha seu salário dignamente, vai consumir e vai pagar impostos que voltam para o governo para reinvestir na cidade, no estado e no país”, disse Neves.

“A empregabilidade hoje está sendo uma das maiores dificuldades do nosso munícipio. Angra 3 vai começar as obras, sim, mas é importante que os empregos fiquem no munícipio de Angra dos Reis, não podemos dar empregos para pessoas de fora e deixar nossa população desempregada”, pontuou o vereador  Henrique Obina.

O vereador Branco falou sobre a necessidade de um entreposto pesqueiro, que além de gerar economia para os pescadores de outras regiões geraria também emprego em Angra.  “Existem várias maneiras para que as categorias tanto da pesca quanto da agricultura sejam contempladas [...]. A gente sempre vê os vereadores que passaram por aqui cobrar é a construção do entreposto dos pescadores, onde poderia se armazenar os peixes, ao invés de dar duas viagens para Santa Catarina ou para alguns lugares que vão levar o barco cheio de peixe, sempre voltam para pegar peixe de novo. Então se tivesse uma oportunidade, um entreposto para armazenar os peixes venderia o ano todo e não teria esse custo alto de estar indo e voltando, gastando óleo e tempo para pegar mais peixe na região”, disse o parlamentar.

O vereador Helinho do Sindicato apresentou uma indicação ao Executivo Municipal de doação de um terreno para que seja instalada uma fábrica de enlatados de sardinha na cidade, gerando empregos. “Essa indicação é justamente para podermos trabalhar, Executivo e Legislativo,  a viabilidade de trazer empresas novas para Angra dos Reis para estar gerando emprego porque temos muita gente desempregada em Angra dos Reis”, declarou o presidente da Casa.

A próxima sessão ordinária acontece na quinta-feira (11), com transmissão ao vivo pelos canais da TV e pelo Youtube.