Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara fez audiência para debater impactos de usina hidrelétrica no Rio Bracuí

Câmara fez audiência para debater impactos de usina hidrelétrica no Rio Bracuí

por Adriana Alves de Araujo última modificação 16/10/2020 15h34

Na manhã da última quarta-feira (14) foi realizada, no Plenário Presidente Benedito Adelino, audiência pública com objetivo de discutir as possíveis consequências na região do Rio Bracuí caso a construção de uma usina hidrelétrica no município de Bananal (SP) se concretize. A audiência foi organizada pelo gabinete do presidente da Casa, vereador Claudinho, que conduziu os trabalhos.

A mesa da reunião contou com presença do vereador Canindé do Social, da guia de turismo, Emanuele Calago, do analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Régis Lima e do coordenador técnico regional do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) Vitor Fausto. Além disso, estiveram presentes representantes do Ibama, Alerj, Fundo Municipal de Meio Ambiente e das comunidades tradicionais da região do Bracuí.

O vereador Claudinho abriu a reunião pública falando sobre a importância de discussão do tema para a comunidade local. “Esse assunto é muito importante para Angra dos Reis. Infelizmente, que vem acontecendo sem o morador de Angra dos Reis, principalmente do Bracuí ter direito de discutir, se manifestar. Quando solicitei essa audiência foi para dar voz e vez aos moradores do Bracuí porque a gente teme muito o que pode acontecer [...]. Eu me manifesto contrário porque não se inicia um projeto desta envergadura sem avaliar os impactos de vizinhança, o que os moradores pensam, eu acho que os moradores deveriam ser consultados antes de se iniciar um projeto como esse”, declarou.

A representante do Ibama esclareceu que o projeto está em fase inicial, somente foi registrada a intenção de construção da hidrelétrica. Ainda não há licenciamentos ou apresentação de estudos técnicos.

“Não tem condições de construir uma hidrelétrica na cachoeira do Bracuí, numa área de amortecimento de parque, da Serra da Bocaína, aldeia indígena e quilombo. A companheira do Ibama trouxe aqui que podemos trazer esse processo para o nível estadual, vamos brigar aqui perto da gente porque acho que no governo federal vai ser bastante complicado”, declarou a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Jaqueline Máximo.

“Aqui não é uma consulta dos povos tradicionais e qualquer empreendimento nesses setores precisa consultar esses povos, isso já coloca em risco. É um empreendimento que coloca o futuro do planeta em risco para bens particulares, uma produção de energia que não vai ficar na cidade, é um bem privado, a gente já tem usinas nucleares que não nos abastecem e pagamos bastante caro”, completou Jaqueline.

Júlio, da Aldeia Indígena Sapucahy, do Bracuí, que faz parte do Fórum das Comunidades Tradicionais disse: “Nós temos direito de ser consultados pelo município, pelo governo federal e estadual que vêm trazendo grandes projetos que afetará diretamente as populações tradicionais e o povo que vive na cidade. Qual será o benefício que vai trazer para nós como seres humanos? Nossa aldeia Sapucahy, que faz divisa com Bananal, não foi consultada, nós indígenas e população da região do Bracuí tem que ser ouvida. [...] Eu não me lembro, que desde que foi instalada a usina nuclear, o indígena nunca foi ouvido. A gente nunca sentou aqui para falar sobre os processos, mas estamos aqui para lutar por nossos direitos, pelo futuro do nosso povo, das nossas crianças, de nosso meio ambiente e nós, povos indígenas, somos contra a construção porque vai matar todos os seres vivos que vivem na mata”, atestou.

A audiência completa pode ser assistida em: https://www.youtube.com/watch?v=KEbzBgVpdQE.