Câmara fez sessão solene alusiva ao dia do metalúrgico
Na noite do último dia 14 de agosto, foi realizada a sessão solene alusiva ao dia do metalúrgico, visando homenagear os profissionais desse setor. O evento aconteceu no Plenário Presidente Benedito Adelino. Na ocasião, os vereadores entregaram aos agraciados a medalha João Arquimedes da Silva, instituída como honraria aos metalúrgicos.
A mesa solene do evento foi composta pelo presidente da Casa, vereador Claudinho, que presidiu a sessão, pela segunda vice-presidente da Casa, vereadora Jane Veiga, e pela vereadora Titi Brasil. Também estiveram presentes os vereadores Canindé do Social e Léo Marmoraria.
Logo após a abertura do evento, o presidente Claudinho convidou o ex-vereador Chapinha para falar na tribuna. Ele é filho de João Arquimedes da Silva e autor da resolução que criou a honraria concedida aos metalúrgicos. Ele também foi agraciado com a medalha.
“Gostaria de dizer para cada metalúrgico que essa medalha que estou recebendo eu dedico aos 12 mil trabalhadores que já estiveram naquele estaleiro. Hoje temos pouco mais de 1.700. Devemos unir forças, trabalhadores, entidades, não podemos deixar isso parar. [...] A luta continua, companheiros. Enquanto permanecer um metalúrgico de pé, vocês podem ter a certeza de que nós estaremos lutando pela causa dele, que é uma causa justa ”, declarou Chapinha.
Em seguida, a palavra foi passada para a presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis, Cristiane Marcolino Vergílio de Souza, que contou a história da metalurgia no Brasil e ressaltou a importância do setor para a cidade de Angra dos Reis. Ela agradeceu pela homenagem e falou sobre a experiência das mulheres no setor, predominantemente masculino.
“Essa homenagem é muito importante para nós metalúrgicos e metalúrgicas [...]. É muito difícil o ingresso de mulheres dentro do estaleiro e a gente trabalhou no chão de fábrica junto com os metalúrgicos e, pouco a pouco, a gente conquistou nosso espaço e o respeito dentre os trabalhadores do chão de fábrica, fazendo o mesmo que eles fazem. É muito importante isso aqui, não só para mim, mas para todas as mulheres que já passaram e para as guerreiras que permanecem lá dentro”, declarou a presidente do sindicato.
Logo depois da explanação da presidente do Sindicato, cada vereador prestou sua homenagem a um metalúrgico, entregando-lhe a medalha João Arquimedes da Silva.
“Essa casa hoje tem a ação de ajudar o estaleiro Brasfels a se reerguer e sobretudo priorizar o trabalhador, o morador de Angra dos Reis nas vagas que vão surgir. Eu acredito que as vagas vão surgir, o estaleiro Brasfels vai retomar suas forças e a população de Angra vai agradecer muito vai festejar muito, [...]. Vou trabalhar muito junto com os meus pares, com o prefeito, com os secretários, com o sindicato, com todos, para ver nossa cidade crescer, acredito que vamos avançar muito”, finalizou o presidente da Casa, vereador Claudinho.
Os metalúrgicos agraciados com a medalha João Arquimedes da Silva foram:
Benedito Otávio da Cunha;
Cristiane Marcolino Vergílio de Souza;
Eliu João da Penha;
Gris Felicia Fernandes Souto;
José Tito Lourenço de Souza;
Macário Júnior da Silva;
Paulo César Gama;
Sergio Ferreira da Silva.
Foto: Regina Célia