Câmara ofereceu à população palestra sobre o bem público municipal
Na última quarta-feira (9), a Câmara Municipal de Angra dos Reis realizou uma palestra com o tema “Como caracterizar o bem público da cidade?”, ministrada pelo professor de Ética e Filosofia Política da USP, Milton Meira do Nascimento. O evento foi organizado pelo gabinete do vereador Zé Augusto.
“Para discutir o bem público é preciso relembrar o que é a cidade e quais são os bens públicos da cidade e o que é a política também. A política é de origem grega, vem de polis que é a cidade [...]. A cidade é uma organização que tem por objetivo a construção do bem comum, de tudo aquilo que é público e comum”, definiu.
O acadêmico explicou que a política é uma atividade comum a todos os cidadãos e não apenas daqueles intitulados políticos profissionais, ou seja dos que tem cargos políticos, como vereadores, deputados etc. Segundo Meira, a categoria de político profissional só surgiu no século XIX, para representar os interesses de todos.
De acordo com Meira, os bens comuns da cidade são:
- Educação;
- Segurança;
- Saneamento básico;
- Meio ambiente;
- Transporte público;
- Patrimônio cultural.
“Todas as questões que fazem a nossa comunidade são nosso bem público e tudo isso é de responsabilidade nossa, em primeiro lugar como cidadãos, e, é claro, dos políticos que foram eleitos. No entanto, é humanamente impossível que só os políticos venham a resolver todas essas questões. Então, qual seria a tarefa do político? É de propiciar o debate tendo em vista a construção do bem público porque a nossa sociedade é totalmente diversificada”, esclareceu Meira.
Meira defendeu, ainda, que independentemente do partido em que o político esteja inserido, as diferenças devem ser superadas visando o bem comum para todos e citou a questão da violência em Angra dos Reis, uma questão que deve unir todos os políticos de diferentes partidos e a sociedade a fim de solucionar essa adversidade na cidade.
Foto: Igor Abreu