Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara realizou 16ª sessão ordinária

Câmara realizou 16ª sessão ordinária

por Adriana Alves de Araujo última modificação 30/09/2020 09h07

Nesta terça-feira (29), foi realizada a 16ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Angra dos Reis, com presença dos vereadores Claudinho, presidente da Casa, Dedé da Loteria, Flavinho Araújo, Helinho do Sindicato, Jane Veiga, Kamu Gama, Jean, Marquinho Coelho, Léo Marmoraria, Luciana Valverde, Titi Brasil e Sargento Thimoteo 

Centro Oncológico  

Também nesta data foi realizada a inauguração da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia Christiane Jordão (Unacon), abrigado pelo Hospital Municipal da Japuíba (HMJ). O novo centro oncológico dará fim à peregrinação de pacientes com câncer para outros municípios, como Rio de Janeiro e Volta Redonda, em busca de tratamento. O setor contará com atendimento clínico e cirúrgico. Pacientes de Angra que recebem atendimento em outras localidades podem solicitar transferência para a Unacom 

“Hoje para mim é um grande dia. Uma marca da verdadeira conquista de nós políticos e da população de Angra dos Reis. Saber hoje que está sendo inaugurado um hospital oncológico tem um tamanho que em palavras não consigo externar meu sentimento. Há 10 anos, me deixou uma pessoa muito especial na minha vida e a gente sabe o sofrimento que é sair daqui para ir ao Rio de Janeiro se tratar. [...] Uma cidade como Angra dos Reis, com um orçamento que tinha demorou dez anos para corresponder e dar dignidade para que o povo seja tratado na própria cidade”, declarou Léo Marmoraria.  

A vereadora Titi Brasil declarou: “É um sofrimento sair de Angra 3h30 da manhã, 4h da manhã para fazer uma quimioterapia em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, e voltar às vezes 19h, 20h naquele tratamento sofrido semanal, quinzenal ou a cada 21 dias. Todo mundo tem uma pessoa próxima que venceu ou não venceu o câncer”.  

O presidente da Casa destacou que o projeto do centro de oncologia, no entanto, já é antigo. “O centro de oncologia não começou no hospital, quem tem câncer nessa cidade, quem tem parente com câncer nessa cidade sabe do que estou falando. O centro de oncologia iniciou no governo passado, e eu não estou aqui defendendo o governo passado, mas a verdade precisa ser dita. No outro governo, todas as adequações foram feitas no prédio da Santa Casa. O governo passado realmente não inaugurou o centro de oncologia, mas todas as adequações foram feitas”, declarou Claudinho.   

Quem perdeu a transmissão da sessão, pode acessar o vídeo em: https://www.youtube.com/watch?v=KGrBN0k4DkM 

A próxima reunião acontece na quinta-feira (01), com transmissão ao vivo pelo YouTube.