Câmara realizou audiências públicas para apresentação de dados financeiros e da saúde no município
Na manhã do dia 29 de maio, a Câmara Municipal de Angra dos Reis realizou, no Plenário Presidente Benedito Adelino, a audiência pública “Demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais do município de Angra dos Reis”.
A audiência foi comandada pelo vereador Zé Augusto, que é presidente da Comissão de Finanças da Câmara. A composição da mesa foi formada, ainda, pela vereadora Titi Brasil, que é vice-presidente da Comissão e pelo controlador geral do município, Roberto Peixoto.
Foram apresentadas a estrutura da prefeitura municipal, os dados de composição da receita arrecadada no município, incluindo a corrente e a tributária, além do demonstrativo do cumprimento de metas de arrecadação.
“O governo Fernando Jordão pegou a prefeitura com uma dívida de mais de R$425 milhões, já foi pago mais de R$200 milhões, conseguindo equilibrar as contas públicas com esforço da arrecadação e com a contenção do desperdício da receita pública. Consequentemente, isso tem feito com que possamos estar realizando esta quantidade de obras por todo o município, atendendo cada vez mais as solicitações das comunidades [...]”, declarou o controlador geral do município, Roberto Peixoto.
Saúde
Na parte da tarde, foram apresentados os dados da saúde. A Secretaria responsável fez a leitura do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior – RDQA do período de janeiro a abril de 2019. A audiência foi conduzida pelo vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Kamu Gama, e contou com a participação de diversos membros da Secretaria de Saúde. O superintendente de Atenção à Saúde, Filipe Pereira, e o Secretário Hospitalar do Hospital Geral da Japuíba (HGJ), Sebastião Faria, compuseram a mesa solene.
Foram apresentados os números referentes ao período no que diz respeito aos atendimentos realizados nos postos de saúde do município e no Hospital Geral da Japuíba, bem como exames e campanhas.
“Ninguém consegue resultado sozinho. Quero registrar o apoio e a cobrança do nosso prefeito na gestão. A felicidade que tivemos em montar uma boa equipe e ter esse resultado. Queria enfatizar nesse quadrimestre a inauguração da fábrica de óculos, que proporciona o atendimento às pessoas carentes, aos alunos da rede pública municipal e estadual. Mais de mil óculos já foram fornecidos. Outro registro é que estamos no processo de informatização do hospital. Até novembro, estaremos totalmente informatizados”, declarou o secretário hospitalar do HGJ, Sebastião Faria.
Foto: Igor Abreu