Câmara realizou sessão especial alusiva ao outubro rosa
Na tarde da última quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Angra dos Reis promoveu mais um evento da programação especial alusiva ao Outubro Rosa: uma sessão especial com o tema “Apenas um Toque”.
A presidente da Comissão da Mulher, vereadora Jane Veiga, cujo gabinete foi responsável pela organização do evento, conduziu os trabalhos. A vereadora Luciana Valverde também compôs a mesa solene, junto às pacientes voluntárias Marileia Jones e Maria Aparecida de Oliveira.
“Outubro é o mês do Outubro Rosa, movimento que vem ganhando força a cada ano, com ojetivo de levar conscientização sobre a prevenção do câncer de mama [...]. Quanto mais falamos, mais sabemos lidar.Vamos aprender hoje mais sobre os mitos e verdades deste tema tão importante”, declarou a vereadora Jane na abertura do evento.
A paciente voluntária do INCA, Maria Aparecida Oliveira, fez a palestra "Mitos e verdades sobre o câncer de mama", e contou a sua experiência com a doença. Maria Aparecida também convocou todas as mulheres a fazerem o autoexame regularmente.
Patrulha Lei Maria da Penha
A sessão também contou com abordagem de outro tema importante para as mulheres no munícipio: a questão da violência doméstica. Os representantes da Patrulha Lei Maria da Penha, sargento André Avelino, soldado Monak Maximiano e soldado Naira Castro, estiveram na sessão para explicar o trabalho que vêm desenvolvendo na cidade.
“É um trabalho novo, um convênio do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Polícia Militar. Quando vocês virem uma viatura de cor lilás passando pela cidade, muitas pessoas se perguntam que viatura é aquela. [...] A cor lilás é uma cor mundial, a cor do combate à violência doméstica, da violência contra a mulher. [...] A missão da patrulha é fiscalizar e proteger a mulher da violência”, explicou o sargento Avelino.
Foto: Regina Célia