Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara recebe audiências para prestações de contas da prefeitura

Câmara recebe audiências para prestações de contas da prefeitura

por Adriana Alves de Araujo última modificação 29/09/2022 13h50

Na última quarta-feira (28), foram realizadas as audiências públicas de prestação de contas da prefeitura. Na parte da manhã, a equipe de Controladoria do município, liderada pelo controlador geral do município, Roberto Peixoto, apresentou os dados das finanças. O vereador Rubinho Metalúrgico, que é presidente da Comissão de Finanças da Casa Legislativa foi o responsável pela condução dos trabalhos.

Educação

Peixoto destacou os investimentos feitos na educação do município. “[…] Começamos ano passado com os investimentos nos computadores e tablets para os alunos, na construção e reforma de escolas. Estamos fazendo um trabalho para melhorar a qualidade do ensino. Treinamento de professores, novos professores, fizemos processo seletivo rápido há pouco tempo e o concurso público está em andamento. Quem tínhamos em cadastro reserva foi chamado. É um trabalho que gradativamente tem dado resultado pela batuta do nosso amigo Paulo, secretário de Educação. Hoje temos 16 CEMEI no município, que atendem 3.397 alunos. A manutenção dessas unidades gira em torno de 14 milhões por ano […]”, destacou Peixoto.

Entre janeiro e agosto de 2022, o valor arrecadado pela prefeitura em imposto foi de R$ 893.968.750,90. O limite constitucional mínimo para aplicação em educação é de 25%. No período mencionado, a prefeitura investiu 23,05% da arrecadação em educação, o que corresponde a R$ 206.044.108,44.

A audiência completa está disponível para visualização em: https://www.youtube.com/watch?v=JQJiyqfaATM.

Saúde

Na parte da tarde, foi a vez da equipe de saúde do município comparecer à Câmara Municipal para apresentar seus dados. O vereador Henrique Obina, que é o presidente da Comissão de Saúde da Câmara conduziu os trabalhos.

Foram apresentados questionamentos pela população presente no plenário. Uma das questões se referiu à implantação de um sistema de marcação de consulta online, já que a demanda de marcação presencial gera filas nas unidades de saúde. Um dos representantes da equipe de saúde respondeu:

“A gente tem uma política nacional de atenção primária que diz que o acolhimento dentro da ESF [Estratégia de Saúde da Família] precisa ser presencial. Uma marcação de forma online foge um pouco da política a que esse paciente tem que estar vinculado dentro da ESF. Com a chegada dos recepcionistas, 96 que recebemos, o agente comunitário vai poder ir para a rua. Essas filas que realmente acontecem nas unidades machucam nosso coração porque esse não é o papel da atenção primária. O ideal é que o usuário chegue por meio de um agente comunitário que já o acompanha na unidade com seu agendamento e se ocorrer uma demanda espontânea, que não haja filas, então estamos trabalhando para isso [...]”, garantiu.

No quesito financeiro, o total arrecadado pelo Fundo Municipal de Saúde até o segundo quadrimestre de 2022 foi de R$ 261.808.682,53, proveniente de diversas fontes como o próprio município e repasses dos governos estadual e federal.

Para ver a prestação de contas na íntegra, basta acessar: https://www.youtube.com/watch?v=lI7Ddctj6Xw