Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Câmara retoma sessões ordinárias

Câmara retoma sessões ordinárias

por Adriana Alves de Araujo última modificação 14/05/2020 15h04

Nesta quinta-feira (14), a Câmara Municipal de Angra dos Reis retomou as sessões ordinárias do primeiro período legislativo, após a suspensão devido à pandemia do novo Coronavírus. A sessão foi realizada no Plenário Presidente Benedito Adelino, sem presença do público, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube. 

Estiveram presentes os vereadores Canindé do Social, Claudinho, que presidiu a sessão, Flavinho Araújo, Jane Veiga, Dedé da Loteria, Helinho do Sindicato, Léo Marmoraria, Jean, Marquinho Coelho, Luciana Valverde, Sargento Thimoteo e Zé Augusto.  

A principal pauta da sessão foram as medidas adotadas no combate ao Coronavírus. Falaram pelo expediente os vereadores Zé Augusto, Canindé do Social, Titi Brasil, Jane Veiga, Luciana Valverde, Helinho, Jean, Flavinho e Thimoteo 

A vereadora Titi Brasil falou sobre a necessidade de prestar um atendimento mais humanizado aos pacientes internados pela Covid-19, que não podem receber visitas. “A gente tem algumas reclamações de que as pessoas não conseguem informações [...]. Eu conversei com algumas pessoas lá de dentro e me passaram que no horário de 16h às 19h o telefone está disponível para familiares dos internados, só que algumas pessoas não conseguem falar. Eu vi a cidade de Rezende fazendo vídeos com as pessoas que podem falar, isso é questão de respeito com os familiares das pessoas infectadas”, pediu.  

A vereadora Jane Veiga deu suas condolências aos familiares de vítimas fatais da Covid-19 e falou sobre as ações da prefeitura para auxiliar a população. “O nosso prefeito saiu na frente, reformou a Santa Casa, temos 100 leitos, 40 respiradores, temos as tendas, que estão fazendo seus atendimentos [...]. Nós temos os kits de higiene que a Secretaria de Assistência Social está distribuindo, o prefeito colocou diversas pias na cidade”, elencou. “Quero parabenizar o Rodrigo Mucheli e toda sua equipe da saúde, que estão de frente trabalhando nessa pandemia, a Defesa Civil, a Assistência Social, o Serviço Público, a todos os profissionais que estão se expondo”, agradeceu.  

O presidente da Casa, vereador Claudinho, alertou para a presença de pessoas que possuem casas de verão e vêm para a cidade neste momento. “Outra questão que precisa resolver e melhorar: os veranistas, os condomínios estão cheios, isso é uma realidade. Os veranistas vêm para cá, tem uma lancha, mobilizam um marinheiro, mobilizam uma cozinheira, um caseiro, estão passando férias aqui ao invés de quarentena. Como que vai fechar o comércio, academia, igreja, mas abre as porteiras da cidade para veranistas que vêm de São Paulo, do Rio de Janeiro, Volta Redonda? Todos nós sabemos que a cidade é turística, nós queremos os turistas, mas nesse momento não”, esclareceu.  

A próxima sessão ordinária será realizada na quinta-feira (21), a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube. Por conta do combate ao Coronavírus, as sessões continuarão sendo feitas sem a presença de público no Plenário.   

 

 Foto: Igor Abreu