Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Dia do Estrangeiro foi celebrado em sessão solene

Dia do Estrangeiro foi celebrado em sessão solene

por Adriana Alves de Araujo última modificação 28/11/2019 17h48

Na última quarta-feira (27), foi realizada a celebração do Dia do Estrangeiro com uma sessão solene. Na ocasião, foi entregue a medalha de mérito Maryan Salomão, honraria criada pela vereadora Titi Brasil, por meio da Resolução 03/2018 como um símbolo de reconhecimento e valorização dos estrangeiros ou descendentes que prestam relevantes serviços ao município de Angra dos Reis.

Na mesa solene do evento, estiveram presentes as vereadoras Jane Veiga e Titi Brasil e os vereadores Léo Marmoraria e Zé Augusto. “É uma honra ter vocês aqui em nossa Casa. [...] Hoje me foi dada a honra de presidir essa sessão, nosso presidente está ausente em compromissos em Brasília, e muito me orgulha, mas eu quero quebrar o protocolo e passar essa honraria de presidir a sessão de hoje para minha amiga, vereadora Titi Brasil, porque foi dela o projeto que dispõe sobre a medalha”, declarou Jane, passando a condução dos trabalhos para Titi.

“Muito obrigada, vereadora Jane, nossa segunda vice-presidente da Casa. Não esperava, não sabia que você ia me colocar aqui, é uma honra. Muito obrigada pela presença de todos vocês, para mim foi deslumbrante, fico sem palavras de poder ser autora dessa medalha”, declarou a presidente da sessão, Titi Brasil.

Maryan Salomão nasceu em Angra dos Reis. Foi contadora, professora de História e advogada. Foi também fundadora do Ateneu Angrense de Letras,  ocupando a cadeira número cinco da poetisa Áurea Pires da Gama. Maryan faleceu em 2017.

A palestra da noite ficou por conta de Claudio Gonzaga. Ele nasceu em Salvador, na Bahia, mas vive em Angra há 40 anos, sendo Cidadão Angrense por Decreto Legislativo. É advogado, Professor, Poeta e Jornalista.

“É preciso que a sociedade de Angra dos Reis, que a liderança de Angra dos Reis retome as rédias dessa cidade. Nós temos uma obrigação com o futuro da nossa cidade, dos nossos filhos, netos e bisnetos. Precisamos acordar e fazer com que acorde a cidade inteira. [...] Temos uma vocação que tem que ser acordada, a vocação do turismo, a vocação ambiental”, declarou o palestrante.

Os homenageados da noite com a medalha de mérito Maryan Salomão foram:

• Maria Aparecida Gonçalves Rabha de Souza;
  • Jefferson Deccache;