Energia elétrica na Ilha Grande foi o principal assunto da 23ª sessão ordinária
Na manhã desta terça-feira (22), os vereadores Claudinho, Dedé da Loteria, Flavinho Araújo Jane Veiga, Helinho do Sindicato, Kamu Gama, Luciana Valverde, Titi Brasil e Zé Augusto se reuniram no Plenário Presidente Benedito Adelino para realização de mais uma sessão ordinária: a 23ª do segundo período legislativo de 2019.
Questões envolvendo a Ilha Grande foram os principais tópicos debatidos na sessão. O vereador Zé Augusto abordou a retirada da equipe de apoio emergencial da empresa Enel, que fica lotada na Ilha Grande. “Já é o terceiro verão que o Abraão fica sem luz. A Ilha Grande para ficar sem luz não precisa nem ventar nem chover. [...] Nós temos três pessoas que a Enel coloca que ficam ali na Vila do Abraão para serviços de emergência [...], mas a Enel quer tirar eles lá do Abraão. Não fazem os investimentos que tem que fazer e o pouco que tem lá, querem tirar. Estou solicitando informações para que a gente possa tomar providências aqui por esta Casa, porque a gente não vai aceitar”, afirmou Zé Augusto.
“A Enel é uma vergonha, nós tínhamos a Ampla aqui, fizemos muitas audiências públicas, brigamos muito para tirar a Ampla daqui de Angra dos Reis, aí veio a Enel, que é a mesma coisa da Ampla, não mudou nada, até piorou”, concordou o vereador Helinho do Sindicato. “Uma conta de luz caríssima, uma das coisas mais caras em Angra dos Reis e não atende, não faz o investimento que nossa cidade precisa”, arrematou.
Turismo
A vereadora Titi Brasil abordou outro tópico importante na sessão ordinária: o turismo na cidade, teve recentemente uma verba de 15 milhões liberada pelo Ministério do Turismo. “Eu tenho fé, tenho esperança, acredito que Angra vai voltar a ser o que sempre foi e vai ser melhor ainda. [...] Pega esses 15 milhões que já no início do ano que vem provavelmente serão investidos para fazer junção do Cais dos Pescadores com Cais de Turismo, para iluminação dos monumentos históricos de Angra, para píer da Costeirinha [...], ou seja, é um upgrade que vai ser dado no turismo de Angra dos Reis”, garantiu a parlamentar.
Titi Brasil ressaltou, no entanto, que é preciso atentar para questões como a violência na cidade e para o problema de energia elétrica na Ilha Grande.