Evento na Câmara de Angra exalta a Mulher Negra.
O Plenário da Câmara Municipal de Angra dos Reis sediou, na tarde desta quarta-feira, 30 de novembro, um evento cultural em exaltação à Mulher Negra. O evento, de autoria do Vereador Helinho do Sindicato, foi idealizado por Isabel Fonseca e realizado em parceria com o Coletivo de Mulheres Negras de Angra dos Reis, em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em todo o país em 20 de novembro.
- É com muita alegria que estamos aqui hoje para dizer que somos todos iguais. Estamos fazendo nossa parte nesta luta contra o racismo -, declarou o vereador Helinho, autor da Lei Nº3.384, de 2015, que cria em Angra dos Reis o Dia Municipal da Mulher Negra.
A tarde contou com apresentações de grupos de dança, desfile e uma emocionante declamação do poema Navio Negreiro, de Castro Alves.
- Este poema conta a história dos nossos antepassados, que vieram da África para o Brasil em navios e lá passaram por muitos sofrimentos. O importante é destacar que muitos negros superaram esta fase e conquistaram seu espaço, inclusive de destaque, na sociedade -, salientou a professora Dra. Cristina Moraes.
Outra atração que encantou aos presentes foi um desfile que mostrou a diversidade dos cabelos Afros que, segundo a cabeleireira Neide Nascimento, trazem consigo, para além de beleza, um grande simbolismo.
- Hoje, estes penteados são moda, mas nas tribos Africanas, simbolizavam religião, status e até estado civil -, explicou a cabeleireira reforçando que a mulher negra deve ser aquilo que quiser e não o que lhe impõem.