Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Flexibilização de abertura do comércio foi reivindicada na 12ª sessão ordinária

Flexibilização de abertura do comércio foi reivindicada na 12ª sessão ordinária

por Adriana Alves de Araujo última modificação 29/05/2020 09h35

Nesta quinta-feira (28), os vereadores da Câmara Municipal se reuniram no Plenário Presidente Benedito Adelino para realizar a 12ª sessão ordinária do primeiro período legislativo de 2020. Estiveram presentes os vereadores Helinho do Sindicato, Marquinho Coelho, Luciana Valverde, Jean, Titi Brasil, Claudinho, Canindé do Social, Jane Veiga, Dedé da Loteria e Zé Augusto. Falaram pelo expediente, na tribuna, os vereadores Helinho do Sindicato, Zé Augusto, Canindé do Social, Jean, Titi Brasil, Marquinho Coelho, Luciana Valverde, Dedé da Loteria e Claudinho.

O vereador Helinho do Sindicato falou sobre a importância da realização de ações que visem o desenvolvimento da cidade para além do combate à pandemia do Coronavírus. “Nós sabemos que durante a pandemia, devemos estar focados na saúde dos moradores de Angra dos Reis, mas sabemos que a cidade não pode parar, o desenvolvimento da nossa cidade tem que continuar, porque é uma cidade turística, as atividades não podem estar paradas, porque vamos vencer essa pandemia [...]. Quando acabar a pandemia, vamos ter de mostrar tanto aos moradores quanto aos turistas que aqui chegam que a cidade teve uma administração que cuidou da pandemia, e não esqueceu de cuidar do desenvolvimento da cidade e é isso que estamos vendo o governo Fernando Jordão e seu secretariado fazer”, garantiu Helinho.

O presidente da Casa, vereador Claudinho, fez uma reflexão sobre a abertura do comércio, que teve fechamento determinado recentemente. “O maior empregador de Angra dos Reis é o comércio, então esse fechamento radical do comércio realmente tem que ser estudado porque o comerciante está sofrendo muito e automaticamente as pessoas que trabalham no comércio. Isso se alastra pela cidade toda, causando um prejuízo muito grande e um problema sério para ser recuperado no futuro. Queria aproveitar para fazer uma pergunta: essa questão do comércio fechado radicalmente e consequentemente a diminuição da arrecadação, como vai ficar a questão de pagar médicos, comprar remédios? Tem que se pensar muito para no futuro ter uma cidade quebrada mesmo sem Coronavírus, porque a gente sabe que isso vai passar”, refletiu.

A vereadora Titi Brasil endossou a abertura de estabelecimentos que não geram aglomeração, frisando que o mais importante é a conscientização da população para sair apenas se necessário. “A gente precisa ver o comércio com outros olhos porque a gente tem que fazer as pessoas se conscientizarem, não adianta uma loja fechada enquanto a praça está cheia de gente. Não adianta loja fechada enquanto as pessoas estão jogando futebol. A gente precisa fazer com que os pais, tios, avós conscientizem os seus a não saírem de casa ou saírem somente para o essencial. Na hora que sair, aproveita, passa no comércio que está aberto e compra o que precisar”, esclareceu.

Empregabilidade para moradores do município

O vereador Claudinho fez um apelo para que haja uma mudança de postura na política de contratações de profissionais, principalmente os da área da saúde neste momento de pandemia, para que seja priorizada a população angrense. “É uma situação que já vem acontecendo há muitos anos e que a gente precisa mudar essa percepção de fazer política e de empregabilidade. Temos técnicos em enfermagem, auxiliares de enfermagem, enfermeiros de nível superior, maqueiros. Alguns trabalham no HMJ (Hospital Municipal da Japuíba) e na Santa Casa por conta do Covid-19 [...]. Porém, temos vários profissionais dessa modalidade desempregados em Angra dos Reis e contratam pessoas de outras localidades para trabalhar no HMJ e na Santa Casa. Temos que dar oportunidade para o trabalhador morador de Angra dos Reis. Eu tenho que discutir isso e lutar por isso porque sou presidente da Câmara de Angra dos Reis, não de outra cidade. Tenho que defender os interesses do trabalhador e morador de Angra dos Reis”, garantiu.

Quem perdeu a transmissão ao vivo, pode acompanhar a gravação no canal do YouTube. A próxima sessão ordinária será realizada no dia 4 de junho, às 9h, e também será transmitida.