Impactos das chuvas nas comunidades foram tema de discussão da 15ª sessão
Nesta quinta-feira (07), foi realizada a 15ª sessão ordinária, no Plenário Presidente Benedito Adelino. O principal tema de discussão ainda foi o impacto das chuvas do último fim de semana. O vereador Mascote falou sobre a situação em alguns lugares: “Dizer para as comunidades que a gente sabe que está sendo muito difícil. Tem comunidades ainda sem água, não culpem o SAAE [Serviço Autônomo de Água e Esgoto] porque sem energia, como vai ligar a bomba? A questão da Enel, com essa multa que está sendo aplicada, se ela não entrar na linha é de um milhão por dia, desde a chuva do dia 20 de março quando o prefeito entrou com uma ação mediante a procuradoria do município em relação a Enel, que tem correspondido, tem ajudado nessa condição e a questão dessas comunidades [...]”, disse Mascote.
O vereador Dudu do Turismo agradeceu mais uma vez ao secretário de Defesa Civil do município, Jairo Souza, pelo trabalho à frente do órgão. “Quero agradecer a uma pessoa que foi muito importante nesses dias de luta, de guerra, sem dormir, que foi o Jairo. Nós tivemos lá dentro da Defesa Civil e você sente que ele está cansado, mas ele nunca diz que não. Minha solidariedade e meu muito obrigado a todos da Defesa Civil na pessoa do Jairo [...]”, disse o parlamentar.
A vereadora Jane também reforçou o agradecimento ao secretário: “Quero agradecer ao secretário de Defesa Civil, Jairo. Fico imaginando a quantidade de pedidos que o Jairo está recebendo por dia. Ontem eu pelo menos fiz quatro pedidos sérios e grandes. E o Jairo junto com sua equipe tem nos atendido incansavelmente. Peço a Deus que abençoe muito essa equipe da Defesa Civil pois penso em como eles têm pernas e braços para chegar em todos esses lugares”, disse a vereadora.
A vereadora Titi Brasil falou sobre a presença do Exército na cidade para ajudar na liberação das vias da cidade. “Quero agradecer e parabenizar o Exército que está lá com seus maquinários pesados tentando abrir e acredito que amanhã já esteja praticamente aberto, mas sabemos que precisamos de prevenção. A situação está muito crítica no Camorim, Monsuaba, Portogalo então temos trechos caóticos, tenebrosos que nos remetem muito medo porque nossa estrada tem 50 anos e nunca teve uma manutenção correta dela”, atestou Titi.
O vereador Charles Neves falou sobre a situação da Ilha Grande: “[...] Entre Araçatiba e Araçatibinha tem na faixa de 12 pontos com grande possibilidade de escorregamento. Alguns com troncos grandes. Mas já sei que equipe da prefeitura lá está fazendo um trabalho muito grande, a ação social já esteve lá, a defesa civil estava lá para fazer os levantamentos. Só falta uma coisa muito importante lá. E isso não é conquista individual de vereador nenhum, não é hora para isso. Eu clamo aqui, apelo aqui, por favor, vamos encaminhar um gerador para a Praia Grande de Araçatiba que já está há muito tempo sem energia elétrica, é importantíssimo isso [...]”, disse o parlamentar.
A sessão completa está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=u-bPij08Ul4.