Legislativo em defesa de um trânsito mais seguro
Com o objetivo de promover um amplo debate sobre a necessidade de um trânsito mais seguro, a Câmara Municipal de Angra dos Reis, por meio do presidente Zé Augusto e da vereadora Luciana Valverde, promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 10, no Plenário Presidente Benedito Adelino, um evento alusivo ao Maio Amarelo.
Criada no Brasil, em 2014, a campanha Maio Amarelo tem o objetivo de promover uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, chamando a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Em Angra dos Reis, a campanha foi instituída, no ano de 2015, pela Lei 3.341, de autoria do ex-vereador Jorge Eduardo Mascote.
O evento contou com a palestra do agente de trânsito Reinaldo Farias, que atua na área há 12 anos.
- O trânsito deve ser seguro para todos, em qualquer circunstância. Lamentamos que, durante a reorganização da estrutura governamental, a Coordenação de Educação para o Trânsito tenha sido extinta - ressaltou o agente, agradecendo, em nome de todos os agentes de trânsito da cidade, aos novos vereadores por terem mantido o evento Maio Amarelo no parlamento municipal.
Em relação à reivindicação do agente, o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Alexandre Giovanetti, deu uma boa notícia.
- Esta é uma necessidade que já detectamos. Na primeira revisão da organização administrativa, esta coordenadoria será reativada no município, de forma legal. Este é um compromisso nosso - garantiu o secretário, acompanhado do Superintendente de Transportes e Trânsito, Marcos Silva, e do Secretário Executivo de Proteção e Defesa Civil, Jairo Souza.
Segundo o presidente Zé Augusto, o Maio Amarelo deveria ser uma campanha permanente e não lembrada em um mês específico.
- Passamos grande parte de nossas vidas no trânsito. Por isso, a educação deve ser permanente para promover a paz e proteger àquilo que de mais valor possuímos: a nossa vida - alertou o parlamentar.
A vereadora Luciana Valverde fez questão de frisar a atuação das mulheres do trânsito.
- Se pegarmos as estatísticas, vamos ver que a menor parte dos acidentes de trânsito envolve as mulheres, isto porque somos mais atenciosas, cautelosas e sensíveis - ressaltou Luciana, recebendo o apoio da vereadora Titi Brasil.
- Nós, mulheres, dirigimos como mulheres, mas temos, ainda, uma grande necessidade de conscientização para o respeito no trânsito - defendeu.
De acordo com a vereadora Jane Veiga, é necessária uma ação coordenada entre Executivo, Legislativo e demais segmentos da sociedade para a promoção de um trânsito mais seguro.
- O trânsito mata muito. Estou muito feliz de poder, junto com os meus colegas vereadores, participar deste debate na Casa do povo - salientou.
Já o vereador Gedai destacou o envolvimento dos jovens em grande parte dos acidentes de trânsito e pediu maior conscientização.
- Se cada um fizer a sua parte, teremos um trânsito mais cidadão - disse.
Para o vereador Kamu, algumas ações devem ser implementadas pela Prefeitura.
- Temos uma grande demanda de vias que necessitam de sinalização e quebra-molas e também de placas indicando a velocidade máxima permitida. Isto, com certeza, ajudaria a organizar nosso trânsito - destacou.
O vereador Canindé do Social fez questão de destacar a importância do envolvimento de todos nesta luta.
- Somente com a participação de todos, teremos paz no trânsito - disse, com o apoio do vereador Léo Marmoraria.
- O poder público pode fazer o que for, mas, se cada um não zelar pela própria vida e pela vida do outro, continuaremos a ter números assustadores causados por mortes no trânsito - finalizou.
Também participaram do evento o membro da coordenação do Plano de Auxílio Mútuo da Costa Verde, Marcos Henriques; o representante do Motoclube Tuaregues, Tomas Braune; o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Marcelo Barbosa; o representante da Brigada Municipal Ambiental, Capitão Jairo; a representante da Secretaria de Saúde, Ana Tereza; a chefe de gabinete da Procuradoria Geral do Município, Gabriela Reis.