Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Medidas para o superferiado foram assunto da 11ª sessão ordinária

Medidas para o superferiado foram assunto da 11ª sessão ordinária

por Adriana Alves de Araujo última modificação 25/03/2021 16h03

Nesta quinta-feira (25) foi realizada a 11ª sessão ordinária do primeiro período legislativo de 2021, no Plenário Presidente Benedito Adelino. O principal assunto debatido foi o superferiado decretado pelo governo do estado e adotado pelo município. Em Angra, serão 11 dias de suspensão de atividades, começando nesta sexta-feira (26) e terminando no dia 5 de abril, com o feriado municipal de São Benedito.

Dentre as normas adotadas pelo município estão a proibição de circulação de pessoas nas ruas das 23h às 5h. Os ônibus só poderão circular com todos os passageiros sentados. O turismo e o comércio também terão medidas específicas para o período. A relação completa das regras para o superferiado podem ser conferidas no site da prefeitura municipal: http://www.angra.rj.gov.br/noticia.asp?vid_noticia=61129&indexsigla=imp.

A líder do governo na Câmara, Luciana Valverde, falou um pouco sobre as medidas que afetam o setor do turismo, o mais impactado pelas medidas: “[...] As hospedagens estão limitadas a 60%, está restrito o uso de piscina e área de lazer. Isso tudo é para preservar a nossa vida, a vida do outro. [...] O gestor que restringe é corajoso porque nenhum político quer a população contra ele e quando a gente faz isso é porque há uma necessidade. A gente tem que ver o que é primordial. Para mim é a minha vida, a vida do outro”, declarou.

“[...] A nossa preocupação são com as barreiras sanitárias fechadas, sim, com as marinas fechadas, sim. As dúvidas pairam no ar porque a meta é que a gente tente conviver com o vírus, que a gente saiba criar os respectivos protocolos, que a gente fique em casa porque esse feriado não foi feito para passeio, foi feito para ficar em casa e as pessoas não estão entendo isso”, refletiu a vereadora Titi.

“O prefeito foi muito sábio, uma decisão muito acertada em dar esse feriado do dia 26 ao dia 5. Esses dias foram destinados para resguardar vidas. Não é um feriadão. A gente vai ficar em casa. Estamos aproveitando a tribuna para fazer esse apelo aos moradores de Angra. Os moradores tem que fazer sua parte. O comércio vai ficar aberto, que é importante, a renda tem que ficar aqui, o comércio não pode fechar. Nós temos que ter a nossa contribuição, a gente precisa colaborar. A doença é séria, estamos tentando combater. Quero parabenizar os profissionais da saúde, mas ela não é fácil. Se cada um fizer a sua parte nesses dez dias a gente vai ter uma baixa, mas se não fizerem, vai ser o contrário [...]”, alertou Jane Veiga.

Os vereadores divulgaram o telefone de plantão para denúncias de aglomeração. Qualquer cidadão pode ligar ou mandar mensagem por WhatsApp para o número (24) 3365-3254 para denunciar atividades irregulares aos órgãos da prefeitura.

A próxima sessão ordinária acontecerá no dia 6 de abril, com transmissão ao vivo pelos canais de TV  e Youtube da Câmara.

Foto: Rosemberg Franco