Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Moções de aplausos marcaram a 25ª sessão ordinária

Moções de aplausos marcaram a 25ª sessão ordinária

por Adriana Alves de Araujo última modificação 20/05/2022 15h28

Nesta quinta-feira (19), a Câmara Municipal de Angra dos Reis realizou a 25ª sessão ordinária do primeiro período legislativo. Na ocasião, a vereadora Titi Brasil entregou moção para a turismóloga e hoje diretora de promoção de turismo da TurisAngra, Amanda Salazar da Silva.

“A Amanda tem 19 anos como turismóloga e nesses 19 anos nos conhecemos, trabalhamos juntas desde quando ela se tornou estagiária na TurisAngra. Amanda é uma pessoa firme, com intuição forte naquilo que fez. Em todos os ambientes da TurisAngra ela passou, na verdade, fez nascer a TurisAngra, que é Fundação de Turismo de Angra, que nasceu em 2004, já participou do planejamento turístico, do ordenamento, da patrulha do turismo, da presidência e hoje ocupa a diretoria executiva, que equivale a vice-presidência da TurisAngra. Amanda é para mim um orgulho e para toda cidade, dentro do Turismo, seu nome é internacionalmente conhecido pela sua competência. Continue assim e sei que você vai galgar muito mais, meus parabéns”, disse Titi à homenageada.

Outra homenagem foi concedida ao Sr. Gilvan José Moura da Silva, por autoria da vereadora Jane Veiga pelo trabalho de 17 anos na manutenção da Câmara Municipal. “São 17 anos de dedicação intensa aqui na Câmara, um profissional da Casa há muitos anos. Muito dedicado, não há um minuto que a gente grite por ele e ele não esteja ali [...]”, disse Jane.

Cuidados com os idosos

O vereador Charles Neves apresentou indicação para que todas as clínicas de saúde privadas e públicas do município façam a notificação compulsória de casos de violência contra o idoso, cumprindo o que determina o Estatuto do Idoso. “Senhoras e senhores, vai aqui mais uma preocupação minha com os idosos de nossa cidade. Tenho recebido relatos de violência dentro de casa. Muitas vezes os idosos que tanto trabalharam, tanto se dedicaram à sua família são tratados com desrespeito por apresentar algum tipo de deficiência, algum tipo de debilidade, se tornam um fardo, mas a gente tem que entender que um dia todos nós seremos idoso, e a partir de 2030 o Brasil será um país de idosos, porque a nossa pirâmide etária está mudando. Por isso estou pedindo essa notificação compulsória porque o idoso muitas vezes não tem para onde ir e tem que voltar para a casa de seus agressores”, disse Neves.

Outra reivindicação do vereador é a instituição do programa de apoio às pessoas com doença de Alzheimer e outras demências e aos familiares. “O que eu quero com esse projeto é que o idoso comece a ser tratado assim que começarem os primeiros sinais para que feche o diagnóstico, comece a ser dado a esse idoso e à família uma assistência, a devida medicação para que a gente dê a esse idoso uma qualidade de vida e que ele possa não ser acometido tão rápido por doença tão ruim, tão maligna que deixa o idoso praticamente vegetando vivo [...]”, disse Neves.

Segurança na Ilha Grande

A vereadora Titi Brasil apresentou requerimento solicitando à Secretaria de Estado de Governo informações sobre a possibilidade de reabertura do posto da Polícia Civil, na Vila do Abraão, Ilha Grande. “Acho que todos aqui sabem, tem uns dez dias, tivemos uma tentativa de homicídio no Abraão, e os policiais que lá estavam, se não me engano eram três, trouxeram os meliantes, ou seja, o Abraão ficou sem polícia civil e nem militar, então é o tipo de coisa que não pode acontecer. [...] Complementando esse requerimento que fiz ao estado do Rio de Janeiro, eu fiz indicação para a prefeitura que é responsável pelo Proeis para que se crie um projeto semelhante ao Proeis para implantar para os policiais civis porque sendo assim, a nossa prefeitura banca as horas extras para que eles fiquem lá na Vila do Abraão, na Ilha Grande”, disse Titi.

Outras pautas debatidas podem ser conferidas em: https://www.youtube.com/watch?v=aax_u9NHkKg.