Programação do Outubro Rosa é aberta na Câmara
Ornamentados com a cor rosa, o Plenário Presidente Benedito Adelino e a parte inferior do prédio ficaram completamente lotados, no fim da tarde desta terça-feira, 4, na abertura da programação do Outubro Rosa, promovida pela Câmara Municipal, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a prevenção do câncer de mama.
A solenidade, presidida pela vereadora Jane Veiga, contou com a presença das vereadoras Titi Brasil e Luciana Valverde e dos vereadores Leo Marmoraria e Marquinho Coelho, além da secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Célia Jordão.
A abertura foi marcada ainda com a apresentação da cantora Cris Vianna, acompanhada dos instrumentistas Marcos Silva e Felipe Pqd, que interpretaram duas canções: Outubro Rosa, de Luiza Possi, e uma composta pelos próprios intérpretes, cujo refrão embalou aos presentes: “Representando cada mulher de Angra dos Reis, Jane, Titi, Luciana, vamos falar de prevenção: Outubro Rosa na Câmara”.
A emoção ficou por conta de depoimentos de quem, com muita força e apoio familiar, passou e passa pela doença, com muita alegria e otimismo.
- A gente vem trazer uma mensagem de vida, principalmente para as pacientes que estão começando o tratamento. Hoje, depois de quatro anos que eu enfrentei a doença, posso dizer para todos que o câncer tem cura – destacou Dulcinéia Gil, da superintendência de Trânsito do município, ao lado de Márcia Regina Eloy e Dani Mathias.
A ex-vereadora Cássia Caldellas, que no último ano lutou contra a doença, também deixou uma palavra de alento e de alerta, principalmente para as mulheres.
- A gente tem que estar se prevenindo o ano todo, se olhando e fazendo o autoexame mensalmente. Hoje, com os avanços que a gente tem no setor de oncologia, relacionado ao câncer de mama, quanto mais cedo a doença for detectada, maiores são as chances de cura, com índices de até 98%. Então, mulherada, vamos nos cuidar! – orientou a médica.
O evento também foi brindado com a palestra da médica ginecologista Draª Lilian Lopes Venuto Pereira que reforçou a necessidade do toque de amor.
- O foco, muitas vezes, fica na mamografia, mas é preciso que as pessoas exerçam este toque, que chamamos de toque de amor. É preciso dizer também que ter nódulo, não é ter diagnóstico de morte. Pode ser um momento difícil, mas há uma grande chance de cura. Com o diagnóstico precoce, a doença da mulher tem praticamente 100% de chance de cura – salientou a médica palestrante.
As vereadoras da Câmara também comentaram a importância do mês, destacando, porém, que a prevenção é necessária a todo o momento.
- O Outubro Rosa tem a finalidade de incentivar as mulheres a se cuidarem, se tocarem, se amarem. Acompanhamos relatos de pessoas que estão passando pela doença, já passaram e superaram e hoje estão mais fortes do que nunca. Fica a mensagem de que a prevenção nunca é demais - disse Luciana Valverde, seguida de Titi Brasil.
- A mensagem que eu deixo para todas as pessoas, principalmente para as mulheres que passaram, passam ou que podem vir a passar pela doença, é que, quem se ama, se cuida. Mas a mensagem que a gente nasce sabendo é que é preciso ter Deus. Os depoimentos nos comprovaram que todas as mulheres tiveram uma enorme fé e famílias presentes e isso, com certeza, fez toda a diferença – enfatizou, com o apoio de Leo Marmoraria.
- Devemos tratar deste tema nos 12 meses do ano, pois estamos falando de uma doença que age em silêncio. Precisamos destacar que existe a doença e existe a luta e toda boa luta resulta em vitória – disse o parlamentar.
A secretária Célia Jordão fez questão de parabenizar o Legislativo pelo evento e frisou a necessidade de nunca se desistir da vida.
- Falar do câncer de mama é uma obrigação de todos nós. O outubro apenas representa um mês que ficou como a marca dessa luta, que é de todos os dias. Nossa mensagem principal é para as pessoas que enfrentam a doença: não desistam, tenham força, pois a vida vale a pena e a gente tem sempre que lutar por ela! – exclamou.
A vereadora Jane Veiga, emocionada, fez um convite para que todas as pessoas participem das atividades que vão acontecer em outubro.
- Durante todo o mês, a Câmara vai fazer uma grande conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. A abertura da nossa programação foi um momento muito marcante, com palestra e depoimentos emocionantes. Foi início de todo nosso trabalho do mês, que vai até o dia 31, finalizando com a passeata das poderosas. Conto com a participação de todos – finalizou.
Programação
18 de outubro
14h: Plenário Presidente Benedito Adelino
Palestra: “Mês Rosa, tempo de lembrar que, quem ama, se cuida”.
Palestrantes: Enfermeira Bruna Lucas Pereira e Enfermeira Regiane Cappato Novaes Alves.
Aferição de pressão arterial e glicemia.
Tenda para doação de 14h às 17h.
20 de outubro
14h: Casa Larangeiras.
Encontro de informações dos direitos do paciente com câncer de mama.
Palestrante: Ana Paula M. Bragança dos Santos - Assistente Social da ABRAPAC – RJ
Palestra: “Autoestima”
Palestrante: Enfermeira Viviane Maiara Ferreira Gomes.
Mesa redonda – Enriquecendo a vida das mulheres.
Aula de Beleza – SPA facial com dicas de make.
Diretora Executiva Independente da Mary Kay – Elaine Lara.
10h às 16h: Praça Zumbi dos Palmares
Exposição de artesanatos confeccionados por mulheres com câncer, empréstimo de perucas, doação de sutiã com prótese e doação do material arrecadado na campanha.
31 de outubro
CAMINHADA DAS PODEROSAS
13h:Concentração na Praça do Carmo.
14h30: Casa Larangeiras:
Bate papo “Saúde, como se cuidar?”
Palestrante: Solange Gomes de Oliveira – Diretora Voluntária ABRAPAC – RJ.
Apresentação de dança do ventre das mulheres com câncer da ABRAPAC – RJ.