Psicóloga esteve na 20ª sessão ordinária para alertar sobre suicídio
A Câmara Municipal de Angra dos Reis realizou nesta quinta-feira (10), a 20ª sessão ordinária do segundo período legislativo no Plenário Presidente Benedito Adelino. Estiveram presentes os vereadores Claudinho, Dedé da Loteria, Flavinho Araújo, Helinho do Sindicato, Jane Veiga, Zé Augusto, Kamu Gama, Léo Marmoraria, Luciana Valverde, Marquino Coelho, Sargento Thimoteo e Titi Brasil.
A sessão contou com a participação da psicóloga Luciana Metzker, que esteve na tribuna para falar sobre o suicídio e a importância dos cuidados com a saúde mental, a fim de evitar ocorrências.
“Venho aqui trazer tecnicamente informações para que possamos pensar as ações necessárias. O suicídio é um reflexo da sociedade que vivemos. É sobre empatia, sobre a capacidade de se colocar no lugar daquele que está sofrendo. Para cada ato consumado, estamos falando de 20 tentativas. [...] Quais são as ações de prevenção e intervenção que nós nos propomos neste município? Quais são as ações que vamos pensar juntos?”, questionou a profissional.
A psicóloga alertou ainda que as doenças mentais, assim como doenças de ordem física, que se não são tratadas, se agravam, podendo levar ao extremo da tentativa de suicídio. Ela também abordou a qualificação dos profissionais de saúde que estão sendo colocados na rede de atendimento, que precisam ter a devida formação.
“Temos que pensar em prevenção, ou seja, em ações para prevenir o crescimento desse sofrimento, e em intervenções. Como eles são recebidos, qual a orientação que eles recebem quando saem do hospital e o que é feito com os sobreviventes, família, a própria comunidade. [...] Como podemos pensar a emergência da prevenção ao suicídio no município?”, refletiu Luciana.
Foto: Igor Abreu