Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Quarta sessão teve como tema a geração de empregos no município

Quarta sessão teve como tema a geração de empregos no município

por Adriana Alves de Araujo última modificação 19/08/2020 11h13

Na manhã da última terça-feira (18), teve início mais uma sessão ordinária, a quarta do segundo período legislativo de 2020. Estiveram presentes os vereadores Canindé do Social, Claudinho, Dedé da Loteria, Flavinho Araújo, Helinho do Sindicato, Jane Veiga, Jean, Kamu Gama, Léo Marmoraria, Luciana Valverde, Marquinho Coelho e Sargento Thimoteo.

Falaram pelo expediente os vereadores Claudinho, Flavinho, Kamu, Helinho, Jane, Luciana e Canindé. Um dos assuntos foi a geração de empregos no município. O presidente da Casa, Claudinho, cobrou uma resposta da Brasfels, responsável pela absorção de profissionais do setor naval.  

“Nós precisamos de informações dos representantes da Brasfels sobre a questão dos ficha suja. Até hoje tem profissionais da indústria naval de Angra dos Reis com ficha suja e nada acontece. A Brasfels, além de contratar, em sua maioria, profissionais de outras localidades, e deixo claro que não tenho nada contra as pessoas de fora que vem trabalhar em Angra, deixa os moradores de Angra dos Reis com ficha suja, isso é uma prática muito ruim. Existe uma expectativa de obras aqui no estaleiro e se continuar com essa prática, mais uma vez o trabalhador de Angra dos Reis vai ficar de fora. Nós não podemos deixar isso acontecer.”

O presidente da Casa completou falando mais sobre a prática comum da empresa de contratar funcionários de outros municípios. “É muito importante que a gente priorize o morador de Angra dos Reis nessas vagas de emprego que poderão surgir. A luta tem que ser nossa, de todos nós. A Brasfels, hoje, com cerca de mil pessoas trabalhando, a gente ainda vê, e faço um desafio a qualquer pessoa, que chegue lá por volta de 16h e verifique a quantidade de ônibus que sai para São João de Meriti, Nova Iguaçu, Niterói, Itaguaí e outros locais, ou seja, mais trabalhadores de outras localidades do que de Angra dos Reis. Isso é um descaso que afeta diretamente a economia de nossa cidade, que prejudica o morador de Angra dos Reis”, concluiu.    

Violência contra a mulher

Os vereadores aprovaram o parecer da Comissão de Justiça opinando favoravelmente ao projeto de Lei 19/2019 de autoria do vereador Claudinho, que institui a campanha do Sinal Vermelho X, uma forma de mitigar a violência contra a mulher no município.  

“Há uma campanha na televisão falando sobre isso, a questão do X, uma forma da mulher poder se comunicar com alguém que esteja por perto na questão da violência, porque as vezes a mulher não pode falar, ela está sendo oprimida, ameaçada. Então, o sinal vermelho X orienta aquelas pessoas que estão por perto a chamar a polícia, a tentar ajudar essa mulher. Isso aqui é muito importante e, se vocês observarem, houve uma pesquisa que durante a pandemia aumentou a violência contra as mulheres e isso é uma prática que não pode acontecer nos dias de hoje [...]. Esse projeto de Lei é muito importante para ser desenvolvido na nossa cidade e é importante que o governo municipal faça sua parte, dando transparência, notoriedade e publicidade a esse projeto de Lei que visa tão somente defender as mulheres”, disse o parlamentar momentos antes da votação.     

A próxima sessão ordinária será realizada nesta quinta-feira (20), com transmissão online. Quem perdeu a quarta sessão pode assistir o vídeo completo em: https://www.youtube.com/watch?v=35F-05KboxE