Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Saúde presta contas no Plenário da Câmara

Saúde presta contas no Plenário da Câmara

por Ludmila última modificação 01/06/2017 13h55
Audiência Pública foi promovida pela Comissão Permanente de Saúde

Em cumprimento à Lei Complementar nº 104 de 2012, a Comissão Permanente de Finanças da Câmara Municipal de Angra dos Reis, composta pelos vereadores Canindé do Social (presidente), Marco Santo Antônio (vice-presidente) e Kamu (membro), promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 31, no Plenário Presidente Benedito Adelino, um Audiência Pública para prestação de contas das ações e serviços promovidos na área da saúde, nos primeiros quatro meses de 2017.

Além dos membros da Comissão Legislativa, participaram da audiência a vereadora Jane Veiga e o diretor do Departamento de Saúde Coletiva, Dr. Eliezer Júnior, que representou a Secretaria de Saúde.

- Esta audiência é de fundamental importância porque a população tem que estar ciente do quanto de serviço a gente oferta, o quanto de orçamento a gente tem e o quanto e como é gasto – explicou o representante da Saúde.

Segundo o relatório apresentado pela Saúde, a previsão anual de receita para aplicação em ações e serviços públicos é de R$ 588.867.700,00 e, até o quadrimestre, ou seja, nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, foram arrecadados para este fim R$ 198.161.048,08, portanto 33,66%.

Já em relação às receitas adicionais para financiamento da saúde são esperados para todo o ano R$ 85.508.000,00 e, no quadrimestre, foram consolidados (através de transferências do SUS e recursos da União e do Estado) R$ 29.097.071,78.

Já as despesas liquidadas no quadrimestre foram de R$ 68.184.597,01. Vale ressaltar que a expectativa de despesas atualizada para 2017 é de R$ 241.787.748,40, incluindo investimentos e gastos com pessoal.

Outros dados informados pela equipe do governo foram relativos à quantidade de procedimentos realizados. Segundo a Saúde foram agendadas 6.343 consultas e realizadas, através de cuidado continuado, 8.166 consultas. Foram realizados ainda, nos quatro meses, 670 atendimentos de urgência.

Também foram informados números em relação ao Hospital Geral da Japuíba. Segundo a Saúde, a unidade possui 97 leitos e sete setores de atendimento. Nos primeiros meses do ano, houve um total de 608 internações e realizados quase 700 procedimentos cirúrgicos.

O presidente da Comissão de Finanças, vereador Canindé do Social, destacou a importância da audiência.

- Hoje, cumprindo nosso papel de representantes do povo, tivemos a oportunidade ver para onde está indo cada centavo da nossa Saúde e tirar nossas dúvidas - ressaltou o parlamentar, com o apoio do vereador Kamu.

- No início do ano, o prefeito Fernando Jordão disse que o município precisava de alguns remédios amargos e vemos que hoje isto tem dado resultado – disse Kamu.

A vereadora Jane, que acompanhou atentamente a explanação, também fez questão de avaliar a apresentação.

- Pudemos perceber que a Saúde realizou diversos atendimentos, com um diferencial muito grande em relação ao ano passado. Quero parabenizar o prefeito Fernando Jordão e toda a equipe da Saúde pelo trabalho realizado – finalizou Jane Veiga.

Para Marco Santo Antônio, o Legislativo cumpriu seu papel.

- Fizemos nosso papel, cumprimos nossa missão como fiscalizadores e representantes do povo. Angra dos Reis pode sempre contar conosco para uma saúde de qualidade – ressaltou.