Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Setor metalúrgico foi tema discutido na 8ª sessão

Setor metalúrgico foi tema discutido na 8ª sessão

por Adriana Alves de Araujo última modificação 16/03/2021 16h41

Nesta terça-feira (16), foi realizada a 8ª sessão ordinária, no Plenário Presidente Benedito Adelino. Uma das principais discussões girou em torno do setor naval municipal. O vereador Mascote apresentou uma indicação para a ampliação da área industrial situada em Jacuecanga com instalação de uma Zona de Processamento de Exportação  (ZPE).

O vereador Charles Neves explicou do que se trata o projeto: “É um distrito industrial que tem suspenção ou diminuição de impostos municipais, estaduais e federais, por isso é uma zona especial, o governo não dá isso para todas as empresas. Com essa redução de impostos as empresas situadas nesse complexo se tornam mais competitivas, porque com a redução de impostos os custos da empresa diminuem e ela pode competir no mercado internacional”, explicou.

O presidente da Casa, Helinho do Sindicato, falou sobre a participação da deputada estadual Célia Jordão para viabilizar as discussões sobre o setor naval em Angra. “Ela está conseguindo reunir esse povo para discutir o setor naval no estado do Rio de Janeiro, que sempre foi um celeiro no nosso país. Temos em Niterói, temos no Rio de Janeiro, aqui em Angra dos Reis. Diga-se de passagem que o estaleiro em Angra dos Reis é o mais equipado e a mão de obra aqui em Angra é a mais qualificada em todo o país. Então o que está faltando é essa discussão do Legislativo em Angra dos Reis junto com o Executivo também na Alerj e termos uma comissão parlamentar no governo federal. Infelizmente não temos hoje um representante, mas tenho certeza que nós ainda vamos ter”, afirmou.

O vereador Mascote afirmou que a pauta já foi tratada com a deputada estadual e sugeriu a criação de uma comissão para tratar do assunto. “Já temos investidores para vir a Angra dos Reis. O intuito dessa pauta é a empregabilidade. [...] O que a gente pede é o mais rápido possível que o prefeito possa sentar com a câmara de vereadores e esses investidores para que a gente possa resgatar o antigo estaleiro Verolme como era na época dos holandeses”, disse o parlamentar.

Os interessados podem assistir à sessão completa podem acessar o vídeo pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=hWbKKWvT6EQ. A próxima sessão acontece na quinta-feira (18), às 9h, com transmissão ao vivo.