Você está aqui: Página Inicial / Comunicação / Notícias / Zona de Processamento de Exportação voltou a ser debatida em sessão ordinária

Zona de Processamento de Exportação voltou a ser debatida em sessão ordinária

por Adriana Alves de Araujo última modificação 20/04/2021 16h22

Nesta terça-feira (20), foi realizada mais uma sessão ordinária, a 16ª do primeiro período legislativo. Entre outras temas, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) voltou a ser lembrada como um projeto de grande importância para o município.

O vereador Mascote falou sobre a reunião mista realizada no último dia 15 de abril entre vereadores, membros do poder executivo municipal e representantes da sociedade civil. O parlamentar explicou, mais uma vez,  a relevância do projeto.

“As empresas instaladas na ZPE possuem isenção automática de todos os impostos federais relacionados à produção industrial, mais o ICMS e ISS. Com isso, as empresas alcançam vantagem competitiva para concorrer com preços internacionais. Em Angra, a ZPE será destinada ao setor naval e oceânico, garantindo ao estaleiro e demais empresas ligadas ao setor todos os incentivos necessários, a retomada dos empregos e a volta das grandes obras. Além dos postos de trabalho oferecidos pelo estaleiro, é esperada a instalação de ao menos 16 empresas industriais na zona que poderão gerar de 23 a 30 mil novos postos de trabalho”, disse Mascote.

O presidente da Casa, Helinho do Sindicato, endossou a fala de Mascote e reforçou a importância da ZPE para a geração de emprego e renda no município:

“Nossa briga nesta legislatura, devido a tudo que vem acontecendo no país na questão do desemprego é a geração de emprego e renda aqui para Angra dos Reis. Nessa luta, a discussão é: vamos trazer empresas para dentro de Angra dos Reis e através do incentivo fiscal, trazer empregos. Na ZPE, tem um conjunto de empresas, se não me me engano, 16, querendo vir para Angra com dinheiro e não é pouco. Nós estamos falando de milhões de investimento aqui no município. Não é uma empresa que vai vir para cá dar 10, 30 empregos. Estamos falando do desenvolvimento de uma estrutura de um zoneamento que está parado que podemos usar para gerar empregos no município e estamos falando de mais de 30 mil empregos no nosso município. É aquecer o setor naval, o setor portuário, o comércio de Angra dos Reis”, ressaltou Helinho.

Turismo

Outro tema tratado na sessão foi a questão do turismo, especificamente sobre a prática do day use na cidade, que está suspenso na cidade no momento, mas que está sendo praticado pelos municípios vizinhos de Conceição de Jacareí e Mangaratiba, que recebem turistas e os trazem para passeios na baía da ilha grande.

“Mais uma vez, Angra dos Reis foi prejudicada esse fim de semana com turismo de day use. Em Angra continua proibido, os marinheiros, todos que trabalham no setor estão passando fome. [...] Já vai a 30 dias que o setor está parado e Conceição recebeu um ônibus que saiu para frequentar o município de Angra dos Reis, no sábado. Fica difícil ver Angra parada com day use e o município ao lado trabalhando e usando o mesmo local que os pais de família poderiam estar usando para levar o pão para casa. [...] A gente precisa ver essa situação. Nada contra Conceição de Jacareí, Mangaratiba, mas não pode lá sair e em Angra ficar parado”, disse o vereador Dudu do Turismo que reivindica a proibição da prática nos municípios vizinhos ou a liberação em Angra.

O vídeo completo da sessão pode ser acessado em: https://www.youtube.com/watch?v=S4JyCCR3wtM.