Você está aqui: Página Inicial / Câmara realiza reunião da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

por Luzia Cristina Queiróz última modificação 30/06/2023 14h47

No dia 29 de junho, a Câmara Municipal realizou reunião da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Esporte e Lazer sob a presidência da vereadora Titi Brasil com o objetivo de debater a Lei Paulo Gustavo (Lei complementa nº 195/2022) criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, em especial as que sofreram consequências após a pandemia.

Os representantes da Secretaria de Cultura, o Sr. Bruno Marques e o Sr. Luiz Alberto Fonseca estiveram presentes na reunião.

Durante a reunião, o Sr. Bruno Marques comentou acerca da Lei Paulo Gustavo dizendo que: “a Lei Paulo Gustavo visa a ter o privilégio do setor áudio visual, que é um setor que foi muito prejudicado durante o período da pandemia. Não só será contemplado o segmento áudio visual, como também vamos ter um percentual dos outros segmentos também sendo contemplados. Mas a prioridade é o segmento áudio visual, porque a Lei Pulo Gustavo é uma Lei que só acontecerá esse ano até então [...] a gente pretende aqui, o máximo possível, fazer os esclarecimentos e caminhar juntos por que ainda há muita discussão e nós juntos, a Secretaria de Cultura e Patrimônio, possamos fazer editais, que realmente contemplem os fazedores e fazedoras de cultura do município”, acrescentou o Sr. Bruno Marques.

Também foi apresentado um vídeo do Sr. Eduardo Nascimento, que é do escritório estadual do Ministério da Cultura, no Rio de Janeiro que, por motivos pessoais, não pôde estar presente na reunião.

Neste vídeo o Sr. Eduardo Nascimento, que é jornalista especializado na área de políticas públicas, falou que: “a Lei Paulo Gustavo é uma lei, que 2/3 dos seus recursos vão ser para a área de áudio visual e 1/3 para política pública de cultura de um modo geral [...] acho que é importante para a gente poder avançar e fazer acontecer”, afirmou o Sr. Eduardo Nascimento.

Ainda em seu discurso, o Sr. Eduardo Nascimento fez uma saudação ao Legislativo de Angra dos Reis na figura da vereadora Titi Brasil, ao Executivo da cidade de Angra dos Reis, à prefeitura de Angra dos Reis, à sociedade civil, às fazedoras e aos fazedores de cultura e em especial à professora de cultura, jornalista e produtora cultural a Sra. Fernanda Camargo e finalizou divulgando o seu e-mail para contato: eduardo.souza@cultura.gov.br.

Para assistir à Sessão Ordinária completa, basta acessar: https://youtu.be/t6M9tFzybFU.