Você está aqui: Página Inicial / Câmara realizou Audiência Pública com o tema: Desenvolvimento do setor têxtil e geração de emprego no município.

Câmara realizou Audiência Pública com o tema: Desenvolvimento do setor têxtil e geração de emprego no município.

por Luzia Cristina Queiróz última modificação 27/06/2024 14h45

Nesta quarta (26/06), a Câmara Municipal realizou Audiência Pública com o tema: Desenvolvimento do setor têxtil e geração de emprego no município.

 

Compuseram a mesa, ao lado do vereador Dudu do Turismo, proponente da Audiência Pública, o senhor Paulo Fortunato de Abreu – secretário de educação, a senhora Tânia Gomes da Silva – secretária de desenvolvimento econômico, o senhor Alex Sandro da Conceição – presidente da cooperativa de indústria têxtil de Angra dos Reis, e o senhor Essiomar Gomes – vice-presidente dos sistemas FECOMERCIO e presidente do SICOMERCIO da Costa Verde.

 

O senhor Paulo Fortunato, secretário de educação, indagado pelo vereador Dudu do Turismo, que questionou sobre os uniformes que são feitos nas secretarias, na prefeitura e nas terceirizadas, mencionou a reunião realizada no período da pandemia e apresentou um balanço através de números.

 

Durante a sua fala, o senhor Paulo Fortunato afirmou: “estamos falando de um benefício que atende 25.173 famílias, todos os estudantes da rede estão habilitados para receber o Cartão Educação, assim como os profissionais da educação. Então, nós já estendemos o benefício, que antes o foco era só o estudante; hoje, o nosso professor e o nosso pedagogo também recebem o Cartão Educação [...] Nós estamos falando de fomento ao empreendedorismo, o incentivo à livre iniciativa, incentivo ao empresário. Estamos falando da evolução da cadeia produtiva que ganha duas vertentes fortes e que vão evoluir cada vez mais”, disse o senhor Paulo Fortunato.

 

Ainda durante a sua explanação, o senhor Paulo Fortunato destacou a formação profissional, a geração de empregos e renda e destacou a “tenacidade” presente na liderança do governo do prefeito Fernando Jordão e do ex-secretário de governo Cláudio Ferreti, que contribuíram na busca por debates e ideias administrativas que fugissem daquilo que, em suas palavras, foi chamado de “o tradicional”: a licitação.

 

A senhora Sandra Ferrarezi, representante da Sanlex Confecções, mencionou o uniforme escolar e a cooperativa como uma facilitadora nos diálogos, por apresentar um maior volume de trabalho. Segundo a senhora Sandra “é muito mais fácil a gente brigar como cooperativa do que como empresa individual”, finalizou.

 

Na oportunidade, o senhor Essiomar Gomes, vice-presidente dos sistemas FECOMERCIO e presidente do SICOMERCIO da Costa Verde, destacou o SENAC, o SEBRAE, a profissionalização e as linhas de crédito para introdução de negócios. Também mencionou a importância de realizar compras nas empresas legalizadas, que têm responsabilidade social com o Município, com o Estado e com a União.

 

O senhor Alex Sandro da Conceição, presidente da Cooperativa de Indústria Têxtil de Angra dos Reis, falou a respeito das contratações nas cooperativas, a formação de costureiras, de profissionais do corte (cortadores de malha) e questionou: “por que as empresas que vêm para Angra dos Reis e demais Secretarias, que saem da compra por licitação, compram fora de Angra?”, indagou o senhor Alex Sandro.

 

 

Para assistir à Audiência Pública completa, basta acessar: https://youtu.be/h62ubZvmHbg