Você está aqui: Página Inicial / Câmara realizou evento: ABRIL MARROM de prevenção e combate às diversas formas de cegueira

por Luzia Cristina Queiróz última modificação 30/04/2024 15h45

Nesta sexta-feira (26), a Câmara Municipal realizou evento com o tema ABRIL MARROM de Prevenção e Combate às Diversas Formas de Cegueira.

A Campanha Abril Marrom é de autoria da proponente do evento, a vereadora Jane Veiga. A Campanha passou a vigorar no município através da Lei de nº 4.106/2022 e tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar à cegueira.

O mês de abril foi escolhido por ser o mês que é comemorado o Dia Nacional do Braille e a cor marrom foi escolhida para a campanha por ser a cor da íris mais comum nos olhos dos brasileiros.

Nesse evento, compuseram a mesa diversas autoridades, que apresentaram palestras e expuseram suas experiências, aprendizados e superações.

As senhoras Edília Carmo – Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Angra do Reis – APADEV e Thaísa Carneiro Bedê – Secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania compuseram a mesa ao lado da vereadora Jane Veiga.

Na oportunidade, os palestrantes levantaram questões a respeito de temas relacionados ao evento. A Dra. Cleide Ózimo Bottari, médica formada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro com especialidade em oftalmologia, abordou o tema: “Como podemos prevenir cegueira ao longo de nossa vida?

O Pastor Rubem Estevam Pereira, formado em teologia pelo Instituto Bíblico Igreja Cristã Maranata e Policial Militar Reformado desde 2006, quando foi acometido pelo glaucoma encontrando-se deficiente visual total, expôs sobre sua experiência como deficiente visual.

A professora Maria Lúcia Mansur Bomfim de Oliveira, formada em letra (português/francês e suas literaturas) e escritora de livros de Educação Inclusiva sobre surdez e autismo e vários títulos publicados de ensino da Doutrina Bíblica Infanto Juvenil, abordou o tema: “Um novo olhar sobre a Deficiência Visual”.

Veja, abaixo, a matéria em vídeo: