Você está aqui: Página Inicial / Câmara realizou reunião da Comissão Permanente de Saúde: Avanços e desafios na implementação de políticas públicas para a pessoa com deficiência (PCD)

por Luzia Cristina Queiróz última modificação 23/08/2023 12h03

No dia 22 de agosto, a Câmara Municipal realizou reunião da Comissão Permanente de Saúde presidida pelo vereador Helinho do Sindicato. Vereadores e autoridades se reuniram para debater o tema de grande relevância, que é a implementação de políticas públicas para a pessoa com deficiência (PCD).

O vereador Charles Neves destacou a importância do acolhimento às pessoas com deficiência e o seu acesso ao esporte, à educação, ao mercado de trabalho, a um atendimento com respeito em todos os lugares porque, segundo o vereador Charles Neves, é preciso entender que, a cada dia que passa, aumenta o número de pessoas com algum tipo de deficiência.

O vereador e presidente da Comissão Permanente de Saúde, Helinho do Sindicato, destacou algumas leis de sua autoria e a importância de debatê-las durante a Comissão de Saúde.

Dentre as autoridades presentes, esteve na reunião a representante da Secretaria Executiva de Assistência Social Sra. Iris Fernandes, que elencou algumas ações referentes à Secretaria de Ação Social: a central de interpretes de libras, a inclusão para dentro dos hospitais através da central de interpretes de libras, a oficina para os colaboradores da Secretaria de Ação Social, o carro adaptado, a carteira de identificação do autismo.

A representante da Secretaria de Saúde, Sra. Aline Mansur, destacou a luta pela busca de melhorias e os desafios que se apresentam desde as causas mais simples até as mais complexas.

Na oportunidade, o ex vereador, Ricardo Dutra, destacou: “toda ação de políticas públicas voltada para a pessoa com deficiência não é nenhum privilégio para ninguém. É compensação de uma desvantagem que a pessoa passou a ter por ser portadora de deficiência” e mencionou as famílias que têm doenças raras (patologias incapacitantes) e como, segundo o ex vereador, “é impressionante o que as mães passam para cuidar de filhos ou filhas”, disse o ex vereador Ricardo Dutra.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMDPD, Sra. Rita de Fátima, destacou os trabalhos e as discussões realizados pelo Conselho e acrescentou: “somos mais de 45 milhões de brasileiros com deficiência, digo isso porque nós temos o Conselho Estadual de pessoa com Deficiência e o Conselho Nacional. Temos uma equipe de juristas na ALERJ, que estudam essas questões entre outras”, disse a Sra. Rita de Fátima.

Ainda durante a sua fala, a Sra. Rita de Fátima mencionou a lei do SUS e os benefícios que essa lei dispõe para a pessoa com deficiência assim como o recebimento das denúncias pelo CMDPD e acrescentou; “Está na hora de parar de brincar de fazer lei. Fazer lei é muito bom? É. Todo mundo sabe? Acho que sim. Mas na hora de fazer cumpri-la, ninguém faz”, finalizou a Sra. Rita de Fátima.

Para assistir à reunião completa, basta acessar: https://youtu.be/khaqSOyRQHw