Você está aqui: Página Inicial / Câmara realizou reunião da Comissão Permanente de Segurança Pública com o tema: Apresentação da Comissão de Segurança Pública aos novos comandos.

por Luzia Cristina Queiróz última modificação 10/06/2024 13h09

Nesta sexta (07/06), a Câmara Municipal realizou reunião da Comissão de Permanente de Segurança Pública com o tema: Apresentação da Comissão de Segurança Pública aos novos comandos.

Compuseram a mesa, ao lado do vereador Dudu do Turismo, presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública, o senhor Ricardo Ferreira – Secretário de Segurança Pública, o Doutor Eduardo Graça – Delegado da Polícia Federal, a senhora Amanda Neves – Tenente-Coronel e Comandante do 33º Batalhão da Polícia Militar de Angra dos Reis e a senhora Ana Luz – Tenente-Coronel e Comandante do Corpo de Bombeiros de Angra dos Reis.

O tema “Moradores de Rua” foi inicialmente discutido na reunião. O vereador Dudu do Turismo ressaltou que o tema foi amplamente abordado na última Sessão Ordinária (06/06) e solicitou que a senhora Thaísa Bedê, Secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, presente à reunião, comentasse o assunto.

O senhor Ricardo Ferreira também fez as suas ponderações e afirmou que várias pessoas, que estão nessas condições, foram encaminhadas, através do apoio da ação social, para as suas residências e sugeriu à senhora Thaísa Bedê a presença da Secretaria de Saúde para esses casos. Assuntos como abordagem social, internação compulsória, abrigos para acolhimento e reintegração à sociedade foram amplamente discutidos durante a reunião.

Na oportunidade, a senhora Amanda Neves, Comandante do 33º Batalhão da Polícia Militar de Angra dos Reis, falou sobre a gestão participativa e justa na polícia militar, destacou o serviço de patrulha Maria da Penha, mencionou o evento que será realizado na Ilha Grande, cujo tema será a violência doméstica e agradeceu o apoio dado pela Secretaria de Segurança Pública.

A senhora Ana Luz, Comandante do Corpo de Bombeiros de Angra dos Reis, iniciou sua fala ressaltando que o Corpo de Bombeiros possui um “viés social importante”. Segundo a Comandante, o Corpo de Bombeiros tem o dever de agir junto à sociedade com ações sociais e com ações que mudem os jovens e os inspirem. A Comandante relatou, ainda, que ficou surpreendida com as vagas ociosas no concurso para bombeiros voluntários e, incisivamente, mencionou o uso do colete salva-vidas no mar.

A senhora Cristiane, representante da Associação de Moradores e Presidente do Condomínio Morada do Bracuí, falou a respeito da Comunidade Morada do Bracuí, que estava presente no Plenário e, durante a sua explanação, advertiu a Comandante Amanda: “a nossa comunidade não pode ser escudo de uma guerra que não é nossa”. Durante a reunião, a senhora Cristiane expôs os problemas da comunidade e obteve, através da Comandante Amanda, as devidas informações.

Nas suas considerações finais, o vereador Dudu do Turismo parabenizou o Capitão Igor e a Unidade de Polícia Ambiental da Costa Verde - UPAM, que esteve presente no Rio Grande do Sul salvando vidas. O vereador reiterou dizendo: “o que vocês fizeram é orgulhoso para o estado do Rio de Janeiro” em seguida agradeceu e encerrou a reunião da Comissão Permanente de Segurança Pública.

Para assistir à reunião completa, basta acessar: https://youtu.be/9tbg7kHV5HY