Você está aqui: Página Inicial / Câmara realizou reunião da Comissão Permanente de Turismo com o tema: Baixa temporada e fluxo de ônibus

por Luzia Cristina Queiróz última modificação 23/05/2024 13h29

Nesta quarta (22), a Câmara Municipal realizou reunião da Comissão de Turismo com o tema: Baixa temporada e fluxo de ônibus.

Compuseram a mesa, ao lado do vereador Dudu do Turismo, presidente da Comissão Permanente de Turismo, o senhor Marc Olichon - presidente da Turisangra e a senhora Miriam - presidente da Associação de Turismo Náutico.

Dentre as autoridades que compuseram a mesa de trabalho, o senhor José Chahim, Chefe de Relações Públicas e Comunicação Regional da Eletronuclear, mencionou os índices apresentados pelo Observatório Nuclear no ano de 2023 e, segundo ele, 71.000 pessoas visitaram a usina. O Senhor Chahim também falou a respeito da parceria realizada entre a Eletronuclear e a Turisangra, destacando o trabalho efetuado pelo senhor Marc Olichon.

O senhor Francisco Júdice, Diretor de Gestão da Defesa Civil, falou a respeito do papel da Defesa Civil no turismo de Angra dos Reis e do número de atendimentos realizados no município.

Durante a explanação do senhor Francisco, o vereador Dudu do Turismo solicitou “contato mais direto com as embarcações” com o objetivo de acelerar o atendimento às pessoas em situação de emergência. Segundo o vereador, depois que o serviço foi transferido para o SAMU, o número de reclamações aumentou, tendo em vista que as ligações são feitas para o SAMU que, posteriormente, aciona a Defesa Civil dando continuidade ao atendimento.

Na oportunidade, o senhor Marc Olichon apresentou um estudo a respeito do fluxo de turistas e a permanência desses turistas na cidade de Angra dos Reis. Também foram apresentados dados sobre taxa de ocupação, quantidade de veículos de turismo e os números de acordo com a Confederação Nacional de Turismo – FECOMÉRCIO e da Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Nesse sentido, o vereador Dudu do Turismo realizou interferências quanto aumento do fluxo de ônibus e aos números que foram mencionados. O vereador também sugeriu que fosse elaborado um desenho da alta temporada e da baixa temporada.

O *Day Use também foi amplamente discutido durante a reunião.

A senhora Cristiane, representante da Rio Havana, citou as taxas altas, a queda da reserva de hospedagem e segundo ela, os nativos não têm direito de trabalhar por causa das despesas: “a taxa está acabando com o nosso turismo. O nosso turismo está pedindo socorro!”, enfatizou a senhora Cristiane.

Em suas considerações finais o vereador Dudu do Turismo afirmou: “Eu não tive o prazer de nascer em Angra, mas o vereador Dedé da Loteria me deu o Título de Cidadão Angrense e eu sou muito honrado por isso. Estou em Angra há 22 anos; o amor que eu tenho e tudo o que tenho está aqui [...] aqui tem que dá certo e eu acredito que a nossa cidade vai para frente, se Deus quiser!”, finalizou o vereador Dudu do Turismo.

Para assistir à reunião completa, basta acessar: https://youtu.be/ovxYGErwBP4

*Day Use: é um serviço cujo diferencial é a exclusão do pernoite. O cliente paga menos e fica as horas que precisa no hotel aproveitando tudo o que ele oferece em termos de comodidades e utilidades.